concordo
Em resposta à DAIANE APARECIDA SOUZA
Re: Professor como mediador
A andragogia, como ciência que estuda as práticas e métodos de ensino voltados para adultos, desempenha um papel essencial no ensino superior, onde a autonomia e a experiência prévia dos estudantes são elementos cruciais do processo de aprendizagem. Nesse contexto, o mediador, mais do que um transmissor de conhecimento, atua como um facilitador que potencializa a construção coletiva do saber.
Ao considerar os princípios da andragogia, o mediador deve criar um ambiente de aprendizado que valorize as vivências dos estudantes, conectando os conteúdos acadêmicos com as experiências práticas que eles trazem consigo. Essa abordagem estimula a aprendizagem significativa, promovendo o engajamento e a motivação intrínseca dos adultos, que geralmente buscam conhecimentos diretamente aplicáveis às suas realidades pessoais e profissionais.
Além disso, o mediador deve adotar estratégias pedagógicas que favoreçam a troca de ideias, o desenvolvimento do pensamento crítico e a personalização do ensino, respeitando os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem. Isso reforça a ideia de que o professor no ensino superior não é mais o centro absoluto do processo, mas um guia que orienta os estudantes a se tornarem protagonistas de suas trajetórias acadêmicas.
Assim, a integração da andragogia ao papel do mediador no ensino superior não só transforma a dinâmica tradicional de ensino, mas também contribui para formar profissionais mais preparados, reflexivos e capazes de aplicar o aprendizado de forma prática e transformadora em suas vidas.
Ao considerar os princípios da andragogia, o mediador deve criar um ambiente de aprendizado que valorize as vivências dos estudantes, conectando os conteúdos acadêmicos com as experiências práticas que eles trazem consigo. Essa abordagem estimula a aprendizagem significativa, promovendo o engajamento e a motivação intrínseca dos adultos, que geralmente buscam conhecimentos diretamente aplicáveis às suas realidades pessoais e profissionais.
Além disso, o mediador deve adotar estratégias pedagógicas que favoreçam a troca de ideias, o desenvolvimento do pensamento crítico e a personalização do ensino, respeitando os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem. Isso reforça a ideia de que o professor no ensino superior não é mais o centro absoluto do processo, mas um guia que orienta os estudantes a se tornarem protagonistas de suas trajetórias acadêmicas.
Assim, a integração da andragogia ao papel do mediador no ensino superior não só transforma a dinâmica tradicional de ensino, mas também contribui para formar profissionais mais preparados, reflexivos e capazes de aplicar o aprendizado de forma prática e transformadora em suas vidas.