Paulo Freire e a Importância do ato de ler.

Paulo Freire e a Importância do ato de ler.

de Francisco Hermeson Sampaio de Sousa -
Número de respuestas: 14

Ultimamente, tenho pesquisado muito sobre a EJA. São cinco anos trabalhando nessa modalidade que aprendi a amar. Miguel Arroyo e Paulo Freire são dois referenciais teóricos que muito subsidiam meus estudos e, agora, Knowles que eu não conhecia de modo aprofundado.

É preciso resgatar a humanidade educacionals desses jovens, adultos e idosos que buscam retornar à trilha da autonomia e esperança. Compreender seus estilos de aprendizagens é de fundamental importância no processo. O que vejo é muita evasão ao longo do processo, tenho como perspectiva compreender esses motivos e ajudá-los a encontrar sentido nos estudos e a sua real importância.

En respuesta a Francisco Hermeson Sampaio de Sousa

Re: Paulo Freire e a Importância do ato de ler.

de CLÁUDIO ROBERTO BORGES OLIVEIRA -
Sou pedagogo e quando me deparo com um professor proferindo tais palavras, logo me ascende fio de esperança por um novo mundo baseado e firmado em novas maneiras de ser. Parabens professor. Continue assim, um buscador, alguem que deseja saber como auxiliar outros em sua caminhada. Obrigado por isso.

de Djalma Eudes dos Santos -
Quando li as primeiras linhas sobre andragogia logo me veio a lembrança de Paulo Freire. Em certa medida, a aprendizagem é inescapável das experiências individuais, da história de vida e da forma como cada pessoa lida como os desafios do cotidiano. Como em Paulo Freire, até o significado das palavras pode ser apreendido de forma distinta por cada um.

de Andressa Mello Cunha Figueiredo -
Oi Francisco!
A evasão escolar geralmente acontece no ensino médio e início do curso superior, pelo principal motivo de trabalho diurno. Principalmente nos grandes centros, em que há dificuldade de conciliar trabalho e escola. Acredito que com a implantação de incentivos do governo federal, para que haja obrigatoriedade de frequência escolar, a evasão não seja tão frequente.

de Monica Peres -
Concordo com seu posicionamento caro colega, afinal a autonomia na educação é algo libertador e faz com que o alunado tenha maior interesse pela educação.

de Maria Clara Stacco Oliva -
É inspirador ver seu comprometimento e dedicação à Educação de Jovens e Adultos (EJA). É uma modalidade que requer sensibilidade e compreensão das necessidades individuais de cada aluno, e você demonstra isso ao buscar referências teóricas como Miguel Arroyo, Paulo Freire e agora Knowles. Compreender os estilos de aprendizagem dos estudantes é realmente essencial para promover um ambiente educacional inclusivo e eficaz. Seu desejo de resgatar a humanidade educacional desses alunos, ajudando-os a encontrar significado nos estudos e renovar sua esperança e autonomia, é louvável. A evasão é um desafio, mas sua perspectiva de investigar suas causas e oferecer apoio demonstra um compromisso genuíno com o sucesso e bem-estar de seus alunos. Continue seu trabalho inspirador na EJA, pois você está fazendo uma diferença significativa na vida dessas pessoas.

de MISMA DE OLIVEIRA IZIDÓRIO -
O educador Paulo Freire valoriza a relação da leitura com a realidade e condena o processo de alfabetização como mera decodificação de símbolos. Linguagem e realidade, para Freire, se encaixam para transformar a informação. A alfabetização de adultos se revela como um ato político, criador de conhecimento.
En respuesta a MISMA DE OLIVEIRA IZIDÓRIO

de Alice de Fátima Vilela -
Vejamos que também A andragogia valoriza a experiência do aprendiz adulto e o diálogo como ferramentas essenciais. Freire acreditava que a troca de experiências enriquece o aprendizado e promove a conscientização crítica.

de Ana Regina do Nascimento Bernardes -
Ultimamente, tenho pesquisado muito sobre a EJA. São cinco anos trabalhando nessa modalidade que aprendi a amar. Miguel Arroyo e Paulo Freire são dois referenciais teóricos e, agora, Knowles que eu não conhecia de modo aprofundado.
Preciso resgatar humanidade educacionals desses jovens, adultos e idosos que buscam retornar à trilha da esperança. Compreender seus estilos de aprendizagens é de fundamental importância no processo. O que vejo é muita evasão ao longo do processo, tenho como perspectiva compreender esses motivos e ajudá-los a encontrar sentido nos estudos e a sua real importância.

de Juliana Diniz Gonçalves -
Oi, Franciso!
Sim, Paulo Freire dedicou-se aos estudos relacionados à educação de jovens e adultos no âmbito filosófico, histórico-cultural, sociológico , entre outros, trazendo reflexões e novas perspectivas dos saberes e fazeres pedagógicos centrados na autonomia, singularidade e contexto social e político dos (as) educandos (as).
En respuesta a Juliana Diniz Gonçalves

de ROSEANE SILVA SOUSA SAMPAIO -
Paulo Freire é super relevante quando falamos de andragogia. Ele defendia uma educação que fosse mais sobre diálogo e participação do que sobre o professor despejando informações. Para ele, o aprendizado deve ser ativo, com os alunos trazendo suas experiências para a conversa.

Freire também falava sobre a importância de se conscientizar sobre a própria realidade e se tornar um agente de mudança. Isso se conecta com a andragogia, que valoriza a autonomia dos adultos no aprendizado. No fundo, as ideias de Freire complementam a andragogia ao colocar o aprendiz no centro do processo educacional, tornando tudo mais significativo e engajante.
En respuesta a ROSEANE SILVA SOUSA SAMPAIO

de Regina Da Costa -

Perfeito! Paulo freire é uma referência quando se fala em autonomia dos educandos. Em sua obra Pedagogia da Autonomia ele propõe que ensinar não é apenas transferir conhecimentos, e estimula esse aluno a trazer suas vivências para a sala de aula também.

de Deborah Piego -
Realmente! Não é porque o ensino é remoto, que as habilitades críticas devem ser deixadas de lado. Nosso compromisso - e desafio - é justamente conseguir despertar pulsões nos estudantes mesmo fora do presencial.

de helen santos -
Concordo plenamente com suas colocações. Esse diálogo é extremamente relevante e necessário, principalmente, no cenário atual de nossa sociedade. Transmitir conhecimento é um ato complexo, porém, muito valoroso e compensador.