FORUM E DISCUSSÕES

Re: FORUM E DISCUSSÕES

by Esdras Renan Farias Dantas -
Number of replies: 0
As leituras me fizeram relacionar os princípios da Andragogia com minha própria experiência como bibliotecário que atende estudantes de cursos na modalidade EAD de uma instituição de ensino superior do Estado da Paraíba. No atendimento aos alunos de graduação e especialização EAD (quer por meio de auxílio para serviços de informação, quer por meio de formação complementar para esses estudantes), que procuram as bibliotecas do sistema de bibliotecas da instituição que estou vinculado, percebo que muitos chegam com experiências profissionais e acadêmicas muito diversas e buscam, principalmente, autonomia para encontrar informações e resolver suas demandas.

Nesse sentido, recursos do Moodle, como fóruns, questionários e atividades práticas, podem contribuir para uma aprendizagem mais participativa e significativa. Ao mesmo tempo, acredito que a mediação pedagógica precisa considerar a realidade desses estudantes, que muitas vezes conciliam trabalho, família e estudos. Para mim, a Andragogia reforça justamente essa necessidade de aproximar o conteúdo da realidade do aluno e valorizar suas experiências como parte do processo de aprendizagem.