É necessário refletir de forma crítica os pilares da Andragogia. Nesse sentido, cita-se dois: a prontidão para aprendizagem e a motivação para prender. Será que realmente um adulto tem mais prontidão e motivação para aprender? Verifica-se que tais pilares idealiza o ensino adulto, por partir da ideia que um indivíduo por ser adulto terá mais prontidão e motivação para aprender. Todavia, a prática em sala de aula demonstra o oposto.
Olá, Rossana!
Muito interessante seu conteúdo. De certa forma, concordo com você. Penso que esses modelos teóricos podem servir para compreensão inicial do tema. Mas só se aprende, de fato, a lidar com esse público a partir das nossas próprias práticas.
Passo por duas situações oposta no ensino para adultos. Sou professor de Guia de Turismo e de Sociologia para o ensino médio. Tenho duas formações diferentes: Turismo e CiênCias Sociais.
Na minha atuação no ensino de Jovens e Adultos para obtenção do ensino médio, percebo que muito alunos tem apenas interesse no diploma para minimanete terem acesso a cursos de nível médio e empregabilidade.
Entretanto, no curso de guia de turismo, há um interesse grande dos alunos nos conteúdos ministrados.
Acredito que no primeiro caso, é quase uma obrigatoriedade nos dias de hoje o ensino médio. Entretanto, nem sempre essa formação desperta, em todos seus componentes disciplinares, motivação aos alunos.
Já no curso de guia de turismo, eles escolheram estar lá. Então a motivação e o interesse é outro.
De certa forma, esse debate deveria ser mais explorado porque isso refelte sobre a falência de alguns de nossos modelos de ensino na educação básica.
Muito interessante seu conteúdo. De certa forma, concordo com você. Penso que esses modelos teóricos podem servir para compreensão inicial do tema. Mas só se aprende, de fato, a lidar com esse público a partir das nossas próprias práticas.
Passo por duas situações oposta no ensino para adultos. Sou professor de Guia de Turismo e de Sociologia para o ensino médio. Tenho duas formações diferentes: Turismo e CiênCias Sociais.
Na minha atuação no ensino de Jovens e Adultos para obtenção do ensino médio, percebo que muito alunos tem apenas interesse no diploma para minimanete terem acesso a cursos de nível médio e empregabilidade.
Entretanto, no curso de guia de turismo, há um interesse grande dos alunos nos conteúdos ministrados.
Acredito que no primeiro caso, é quase uma obrigatoriedade nos dias de hoje o ensino médio. Entretanto, nem sempre essa formação desperta, em todos seus componentes disciplinares, motivação aos alunos.
Já no curso de guia de turismo, eles escolheram estar lá. Então a motivação e o interesse é outro.
De certa forma, esse debate deveria ser mais explorado porque isso refelte sobre a falência de alguns de nossos modelos de ensino na educação básica.
Interessante sua contribuição. Atuei por um tempo com Educação Corporativa. Fazendo um "paralelo" ao seu comentário vejo que essa motivação do estudante adulto pode vir de si mesmo ou por "pressão externa" digamos assim.
Vou citar um exemplo pessoal. Eu busquei por uma especialização para validar meu trabalho. Para aperfeiçoar o que eu já fazia. E existe a pessoa que por exemplo vai atrás de uma determinada formação, capacitação para cumprimento de alguma exigência (o trabalho, uma promoção, ou uma regra. Por exemplo: ou o colaborador realiza tal curso ou perde sua vaga). Neste caso a motivação não parte de si. Semelhante ao exemplo que você menciona dos estudantes da EJA que buscam retomar os estudos para se recolocarem no mercado de trabalho.
Vou citar um exemplo pessoal. Eu busquei por uma especialização para validar meu trabalho. Para aperfeiçoar o que eu já fazia. E existe a pessoa que por exemplo vai atrás de uma determinada formação, capacitação para cumprimento de alguma exigência (o trabalho, uma promoção, ou uma regra. Por exemplo: ou o colaborador realiza tal curso ou perde sua vaga). Neste caso a motivação não parte de si. Semelhante ao exemplo que você menciona dos estudantes da EJA que buscam retomar os estudos para se recolocarem no mercado de trabalho.
Obrigada colega pela interação. Em um mundo que cada vez mais há a presença de IA's é excelente poder realizar essa troca de experiências com outras pessoas.
Um grande abraço!
En respuesta a Rossana de Almeida
Re: Romantização da Andragogia
ola Rosana
De acordo com o significado da palavra protidão segundo o nosso dicionario brasileiro é um estado de quem se acha pronto para fazer uma determinada coisa ,é uma rapidez em sua execução.Realmente partido de alunos adultos pelo fato de estaremos muitos afastados na esfera escolar muitos deles ainda porecisam ser alfabetizados e alguns professores precisam ter paciencia,carinho,dialogo,respeito para estar com eles seja em qualquer disciplina não é fácil e as vezes nem todo educador esta preparado para trabalhar com esses alunos.
aluna Regina Coeli Calandrini Tabarana
De acordo com o significado da palavra protidão segundo o nosso dicionario brasileiro é um estado de quem se acha pronto para fazer uma determinada coisa ,é uma rapidez em sua execução.Realmente partido de alunos adultos pelo fato de estaremos muitos afastados na esfera escolar muitos deles ainda porecisam ser alfabetizados e alguns professores precisam ter paciencia,carinho,dialogo,respeito para estar com eles seja em qualquer disciplina não é fácil e as vezes nem todo educador esta preparado para trabalhar com esses alunos.
aluna Regina Coeli Calandrini Tabarana
En respuesta a Rossana de Almeida
Re: Romantização da Andragogia
Boa participação, todo pesquisador deveria fazer um curso dentro desta temática.
Com certeza todos nós um dia estaremos desmotivados, no entanto cabe a nós reverter esse quadro. Pois tem professores que falam tanto que dá sono na sala mesmo sendo de adultos. Não é por muito falar que seremos ouvidos! Aula dinâmica também vale para adultos.
Sim, cara colega. Por isso temos que primeiramente entender qual a forma de aprendizado de cada indivíduo, para socializar o conhecimento de forma adequada.
Penso que e muito importante nós buscamos conhecimento e entender cada pessoa tem sua forma de aprender.
Concordo colega. Essa romantização, está ocorrendo devido a educação no país ter se tornado paternalista ao extremo. A principal motivação do aluno adulto deveria ser recuperar o tempo perdido, aproveitar que tem espaço publico oferecendo isso a ele. Até a década de 90 era possível que crianças e adolescentes fossem retirados das escolas para ajudar no sustento da casa, mas hoje em dia com aplicação de leis específicas e vários programas assistencialistas, os pais tem obrigação de manter os filhos na escola. A Andragogia e a Pedagogia seguem o mesmo formato a diferença é apenas a aplicabilidade, na primeira cobra-se diretamente do aluno, na segunda ainda há oportunidade de fazer aquele chamamento dos pais, caso os resultados não sejam alcançados.
Olá! Realizei meus estágios de observação e regência da faculdade com turmas da EJA e posso afirmar que muitos ali tinham suas motivações pessoais e profissionais para aprender, já outros estavam lá para ter um meio socializador (principalmente pessoas com alguma deficiência) e um não exclui o outro pois todos podem aprender independentemente de suas motivações (ou não aprender, mesmo que estejam muito motivados). Crianças tem mais facilidade para aprender de formas variadas do que os adultos, mas nada impede que adultos consigam aprender tão bem quanto as crianças. Precisamos acertar os pontos dentro da sala de aula para que alunos motivados ou não aprendam da mesma maneira.