Bem-vindos ao terceiro Módulo, onde vamos aprender “quem são os alunos da Educação Inclusiva”, este tema é fundamental para aprofundar seus conhecimentos no curso MOOC de “Iniciação na Monitoria de Ensino para Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas na EPT" do Instituto Federal de Rondônia.
Para que seu estudo se torne proveitoso e prazeroso, este módulo foi organizado em uma aula, com o seguinte tema: “Conhecendo as diferenças para promover a igualdade com equidade”, atendendo aos objetivos do processo de ensino-aprendizagem.
Conhecendo as DIFERENÇAS para promover a IGUALDADE com EQUIDADE
A inclusão é um processo fundamental para construir uma sociedade mais justa e equitativa. Para sermos agentes da inclusão, é necessário conhecermos alguns conceitos que permeiam o universo único e diversificado das Pessoas Com Deficiência (PCD). Neste sentido, é importante destacar que:
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Cada pessoa é única, com suas próprias experiências, habilidades e necessidades.
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As diferenças são naturais e fazem parte da diversidade humana.
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Ignorar as diferenças pode levar à exclusão e à desigualdade.
Para promover a igualdade com equidade, é necessário proporcionar oportunidades iguais para que todos possam alcançar seu potencial. Isso implica combater a discriminação e o preconceito que podem perpetuar a desigualdade.
“É necessário proporcionar oportunidades iguais para que todos possam alcançar seu potencial.
É preciso combater a discriminação e o preconceito que podem perpetuar a desigualdade.”
Distinção entre igualdade, diferença e equidade
A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2007), logo em sua introdução, traz o seguinte conceito:
A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
No contexto da educação inclusiva, é fundamental compreender que a igualdade e a diferença são valores essenciais.
A diferença não é algo que possa ser medido ou hierarquizado; ela é simplesmente uma característica que nos torna únicos. Não se trata de ser melhor ou pior, mais ou menos, mas sim de ser diferente. E-DOCENTE (2024) afirma que:
A equidade é um princípio fundamental para a educação inclusiva, que busca garantir a igualdade de oportunidades para todos. Isso significa fazer adaptações e diferenciações necessárias para atender às necessidades específicas de cada aluno, como no exemplo de um estudante cego que precisa de um texto em braile ou um leitor de tela para acessar o conteúdo.
Diante do exposto, entendemos que as diferenciações positivas na escola podem contribuir para que a equidade seja promovida. Através das estratégias e recursos é que ocorrerão as mudanças e variações necessárias para viabilizar o acesso ao currículo. A ilustração abaixo demonstra bem estes conceitos:
Fonte: com.br/blog-educacao-inclusiva-2/. 2025.
SAIBA MAIS!
Sugerimos a leitura do artigo: TELLES, Lívia Catarina Matoso dos Santos et al. Diversidade, desigualdade e educação inclusiva. International Journal of Development Research, 12, (02), 53777-53780. Disponível em: https://mail.journalijdr.com/sites/default/files/issue-pdf/23892.pdf, que discute de forma crítica a função social das escolas, voltada à inclusão, à busca pela igualdade de oportunidades, acesso aos diversos níveis de ensino, com possibilidade de o aluno se desenvolver e ocupar os espaços sociais decisórios.
Ao conhecermos e respeitarmos as diferenças, podemos construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
Fonte: pixabay.com.br. 2025.
Embora estejamos falando sobre a inclusão no contexto educacional, é importante lembrar que, conforme CAMARGO (2017), inclusão “é uma prática social que se aplica no trabalho, na arquitetura, no lazer, na educação, na cultura, mas, principalmente, na atitude e no perceber das coisas, de si e do outrem”.
Desejamos à vocês bons estudos.