Nome do curso: Pedagogia da Autonomia
Carga horária: 20 horas
Área de conhecimento do curso: Literatura
Público-alvo do curso: leitores do livro Pedagogia da Autonomia, de autoria de Paulo Freire.
Pré-requisitos para o curso: ter interesse em ler, já ter lido ou estar lendo o livro título do curso.
Objetivos de aprendizagem do curso:
Refletir sobre a leitura do livro Pedagogia da Autonomia;
Participar ativamente de debate em torno dos principais assuntos do livro;
Ementa do curso:
Pedagogia da Autonomia é um livro da autoria do educador brasileiro Paulo Freire, publicado em 1996. A obra apresenta propostas de práticas pedagógicas necessárias à educação como forma de construir a autonomia dos educandos, valorizando e respeitando sua cultura e seu acervo de conhecimentos empíricos junto à sua individualidade. Para isso, o autor divide sua escrita entre os capítulos “Não há docência sem discência”, “Ensinar não é transferir conhecimento” e “Ensinar é uma especificidade humana”.
Metodologia:
Leitura, debate, vídeos e textos complementares.
Avaliação da aprendizagem:
Nota mínima de 60% no total do curso que inclui: questionário com 10 perguntas e média das notas recebidas entre pares nas respostas dos Fóruns.
Bibliografia:
FREIRE, Paulo . Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004. 148p.