Olá Invitado,

Aqui estão algumas orientações sobre o funcionamento desta sala. Faça o download clicando aqui e utilize em seu AVA Moodle.

Assista ao tutorial com mais detalhes sobre como baixar o arquivo, restaurar e utilizar na sala virtual da sua disciplina: 


Exemplo de sala de aula pré-configurada

Este ambiente foi planejado pelo Prof.Dr. Fabio Batalha Monteiro de Barros (DEaD/IFRO), com base no software livre Moodle, para ser utilizado nas Atividades Não Presencias (ANP) e também em cursos online de apoio ao ensino presencial, espaços de formação e treinamento, grupos de estudo/pesquisa, comunidades de aprendizagem, entre outros. 

Ele vem já configurado com atividades e orientações gerais para os participantes desenvolverem a aprendizagem e interagirem entre si ao longo do tempo, com base nos princípios pedagógicos da educação digital humanizada

Esta sala foi pensada de modo a ser prontamente utilizada pelo coordenador/professor/facilitador, sem necessidade de alteração, bastando que os participantes interajam nas diferentes atividades propostas. No entanto, o professor/coordenador pode editar e modificar livremente este espaço, clicando no botão ATIVAR EDIÇÃO e modificando a estrutura da sala, alterando ou incluindo atividades ou recursos a seu critério.

Cabe ao professor/responsável pelo espaço, na medida de sua disponibilidade, interagir e acompanhar os alunos/participantes, de acordo com os objetivos de aprendizagem de cada curso/disciplina/departamento.

Quem desejar pode fazer o download desta sala de exemplo clicando aqui, restaurar e utilizar livremente em sua instalação Moodle, de acordo com o licenciamento disponível em https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR . De forma opcional, para funcionamento da contagem de pontos de participação (gamificação) e uso do nome do participante nas chamadas (personalização com shortcodes) sugerimos utilizar também os plugins gratuitos do Moodle: plugin gamification - level up XP (https://moodle.org/plugins/block_xp) e plugin shortcode (https://moodle.org/plugins/filter_shortcodes). Mais informações sobre o funcionamento desta sala, de comunidades de aprendizagem online e recursos disponíveis na apresentação online: Comunidades de aprendizagem online: presença e engajamento com Educação Digital Humanizada.


Organização

Este espaço está organizada em uma área central, na qual você está lendo este texto, que apresenta as principais atividades e recursos, e uma coluna à direita, que você pode abrir ou fechar (seta ) , de acordo com sua conveniência. Essa coluna lateral possui alguns blocos interessantes, dependendo da página, de cima para baixo:

  1. Acessibilidade, com comandos para pessoas com necessidades especiais utilizarem;
  2. Pesquisa nos fóruns, com a possibilidade de fazer buscas por palavras chaves;
  3. Nível de participação, um espaço onde é possível analisar seu nível de participação e comparar com os demais colegas.  


Diálogo e colaboração

A proposta é passar de um modelo pedagógico passivo, de entrega de conteúdos, para um modelo ativo, centrado no diálogo e na colaboração entre todos os participantes, com a pesquisa ativa, criação de conteúdos (autoria) e resolução de problemas. 

Neste sentido, os participantes são desafiados a terem iniciativa, liberdade de escolha e habilidades de pesquisa dentro da temática definida, de forma a poderem aprender uns com os outros e com os diferentes conteúdos.

A página Primeiros Passos, disponível aos participantes , traz algumas orientações gerais e cada atividade possui orientações específicas.

O principal espaço da comunidade é o Fórum de aprendizagem, onde todos podem interagir e trocar informações.

Além do Fórum de aprendizagem, existem outros espaços de participação, dentre eles o teste de auto-avaliação, o caderno de escrita coletiva, o portfólio de aprendizagem e o glossário palavras e conceitos .


Principais espaços na sala


Quadro de avisos

Permite que o(a) professor/coordenador(a) deixe recados para todos os participantes da sala online. 


Roda de apresentação

Permite que os participantes se apresentem e interajam.


Fórum de Aprendizagem

Principal espaço de interação da sala. Participantes podem escrever textos, gravar áudios ou vídeos curtos com reflexões, links, sugerindo leituras, respondendo e avaliando as mensagens dos demais. O Professor pode também postar materiais, fazer perguntas e acompanhar a participação dos alunos.


Auto-avaliação

Espaço de auto-reflexão com feedbacks específicos para o participante sobre seu processo de aprendizagem na comunidade. O professor pode ter uma visão geral das respostas dos participantes.


Portfólio de aprendizagem

Espaço para escrever, gravar áudios e videos curtos de forma reflexiva sobre suas dificuldades, desafios, coisas que aprendeu, ideias que teve durante as leituras, pontos mais interessantes e demais atividades. 


Caderno de escrita coletiva

Os participantes podem escrever coletivamente um texto, de forma semelhante a uma wiki ou google docs, de maneira que no histórico o coordenador pode verificar a contribuição de cada um para o texto coletivo. Se o professor quiser, pode editar as configurações da sala e fazer a divisão por grupos de interesse, permitindo que grupos criem textos coletivos ou fóruns específicos. 


Palavras e conceitos

Glossário que permite que todos criem entradas com palavras ou conceitos, escrevendo seu significado com links, imagens e outras informações. A ferramenta permite também comentários feitos pelos participantes.


Avaliação da participação e aprendizagem

Para avaliar o nível de participação, o coordenador/professor/responsável pode acompanhar diretamente a participação de todos nos diversos espaços de interação (fórum de aprendizagem, caderno de escrita coletiva, portfólio de aprendizagem e palavras e conceitos), verificar o ranking de participação da turma (barra lateral direita), verificar o resumo da participação no fórum, o relatório de participação individual de cada um ou outros relatórios e instrumentos que julgar interessantes. Se achar necessário poderá editar a sala incluindo atividades de envio de tarefas, testes (questionários) ou outros.


Última modificación: lunes, 26 de febrero de 2024, 15:24