Fonte: https://canva.com. 2025
Diferenças entre acessibilidade e remoção de barreiras
A acessibilidade é um conceito fundamental para a educação inclusiva, pois garante que todos os alunos tenham acesso igualitário aos espaços, recursos e oportunidades de aprendizagem.
5.1.Tipos de Acessibilidade
A acessibilidade pode ser física, por meio da arquitetura, como rampas e portas alargadas, ou de comunicação, com o uso de variadas linguagens, como a língua brasileira de sinais, leitura fácil e cartões de comunicação.
5.2. Tipos de barreiras
Conforme a Lei 13.146/2015, há 6 tipos de barreiras que podem estar relacionadas à vida das pessoas com deficiência:
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Barreiras Atitudinais:
Atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
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Barreiras Tecnológicas:
As que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias.
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Barreiras nas Comunicações e na Informação:
Qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação.
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Barreiras dos Transportes:
São as existentes nos sistemas e meios de transportes.
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Barreiras Urbanísticas:
São as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo.
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Barreiras dos Arquitetônicas:
São as existentes nos edifícios públicos e privados.
5.3.Remoção de Barreiras: Um Passo Além da Acessibilidade
A remoção de barreiras é um conceito que nos alerta a olhar para além da pessoa e de sua condição de desenvolvimento, e perguntar: o que é barreira para a sua participação? O que está fora que atrapalha sua autonomia e que pode ser removido e modificado?
5.4.Importância da Remoção de Barreiras
A remoção de barreiras é fundamental para promover a inclusão e garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário às oportunidades de aprendizagem. Isso pode incluir a modificação de espaços físicos, a adaptação de materiais e recursos, e a adoção de estratégias de apoio.
Fonte: com.br/blog-educacao-inclusiva-2/.2025.
📑GLOSSÁRIO
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Acesso se refere à possibilidade de entrar ou utilizar algo;
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Acessibilidade se refere à qualidade de ser utilizável por todos, independentemente de suas habilidades ou necessidades.
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