Ambientes humanos de convivência e de aprendizado são plurais pela própria natureza e, assim sendo, a educação escolar não pode ser pensada nem realizada senão a partir da ideia de uma formação integral do aluno — segundo suas capacidades e seus talentos — e de um ensino participativo, solidário, acolhedor. 

[…] uma escola para todos não desconhece os conteúdos acadêmicos, não menospreza o conhecimento científico, sistematizado, mas também não se restringe a instruir os alunos, a “dominá-los” a todo o custo (MANTOAN, 2003, p. 7).

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O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO/ Campus Porto Velho Zona Norte, corrobora com a premissa de que  a inclusão é direito e a escola precisa “ressignificar” o seu papel, implantando em seu cotidiano, formas mais solidárias de convivência e aprendizado. Dessa maneira, o IFRO se coloca como quem muda para acolher, utilizando-se de atividades plurais de convivência e estratégias significativas e facilitadoras da aprendizagem, não exigindo que a mudança parta dos alunos com om Necessidades Educacionais Específicas (NEE) para terem direito ao estudo, mas da própria instituição e da comunidade escolar.

Neste contexto, é desenvovido o programa de Monitoria de ensino Inclusiva como uma estratégia de apoio pedagógico à aprendizagem que tem como público-alvo o aluno com Necessidades Educacionais Específicas – NEE, e que apresenta dificuldade de aprendizagem em componente curricular. No ensino, as tarefas assumidas pelos estudantes monitores têm como objetivo auxiliar estudantes com dificuldades de aprendizagem. Assim, o aluno-monitor deve estar devidamente capacitado para atuar nessa função, conhecer sobre as deficiências do estudante que acompanhará e auxiliá-lo nos estudos.  

Comunicação: A arte de saber falar, ouvir e entender a mensagem com qualidade.

A arte de comunicar ideias envolve eficácia e persuasão. Esse conceito abrange não apenas a escolha cuidadosa das palavras, mas também a forma como essas palavras são apresentadas, envolvendo aspectos como a entonação, a linguagem corporal e a capacidade de engajar a audiência.

Em uma situação de sala de aula, os parceiros contratam sua interação, de forma a construírem suas identidades, finalidades e papéis, para que os sentidos possam ser o resultado do ato de comunicação (CHARAUDEAU, 2012).

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Falar a respeito de comunicação humana significa também falar do sentido que se constrói quando comunicamos, pois é necessário postular que a linguagem cria sentido.

Devemos ser capazes de exprimirmos as nossas opiniões de um modo claro, conciso e convincente, sobretudo em situações improvisadas ou inesperadas. O estudante monitor de ensino deve estar aberto à aprender a escutar realmente o que a outra pessoa está dizendo, de modo, a compreender a mensagem por completo e se necessário saber transmiti-la. 

Assim, a comunicação do estudante monitor de ensino é um recurso fundamental em sua atuação. Onde a mesma, além de transmitir uma ideia, deve ajudar e a manter a atenção e o interesse de quem está sendo auxiliado, evitando interpretações equivocadas.

A comunicação não acontece somente via oral/fala, é certo que nos comunicamos com o corpo todo. A linguagem corporal melhora, ou desvaloriza, a sua mensagem. Algumas vezes afirmamos algo e nosso corpo/postura diz outra totalmente diferente.  

 A Empatia na comunicação interpessoal

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A empatia ajuda a entender as motivações por trás das ações dos outros, facilitando a resolução de conflitos de forma construtiva. Ao compreender as necessidades e preocupações dos outros, podemos trabalhar juntos de forma mais eficaz para alcançar objetivos comuns. A empatia envolve a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos de outra pessoa, colocando-se no lugar dela. Podemos citar que, professores empáticos são mais capazes de entender as necessidades de seus alunos, criar um ambiente de aprendizado seguro e inclusivo e promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos.

A comunicação interpessoal eficaz requer empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender suas perspectivas e sentimentos. Isso significa que para comunicar-se de forma eficaz, é necessário não apenas transmitir informações, mas também ouvir e compreender ativamente o interlocutor. SCHULTZ (2007, apud JOSÉ e Nunda, 2025). 

A empatia e a paciência durante a comunicação são essenciais para criar um ambiente inclusivo. A comunicação empática e atenciosa do(a) estudante monitor(a) oferece suporte emocional ao aluno, auxiliando-o a lidar com desafios, expressar seus sentimentos e desenvolver sua autoestima. É importante que o monitor(a) reconheça o seu papel sem ultrapassar linha do respeito, da autonomia e da responsabilidade do outro e para com o outro.

Assista ao recurso audiovisual a seguir: O que é comunicação Interpessoal. Link de acesso:


Fonte: Canal do Youtube: Edu Abreu.

Última modificación: viernes, 11 de abril de 2025, 21:02