Vamos continuar conhecendo as finalidade do relatório de atividade da Monitoria de ensino inclusiva.

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3. Comunicação com Familiares e Outros Profissionais

As informações do relatório mensal de atividade da monitoria de ensino inclusivo é uma ferramenta que respalda possíveis comunicações do NAPNE com os professores, familiares e outros profissionais envolvidos no processo e progresso de aprendizagem do estudante com necessidades educacionais específicas (NEE).

  • Conversas instrutiva e assertivas com os monitores de ensino inclusivo.

  • Conversas construtivas com os pais sobre o desenvolvimento do estudante.

  • Compartilhamento de estratégias pedagógicas eficazes com a equipe escolar, com os profissionais da saúde, quando necessário.

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4. Identificação de Desafios e Necessidades

Um dos aspectos mais importantes do relatório é sua capacidade de identificar desafios e barreiras que os estudantes com NEE enfrentam. Isso pode incluir dificuldades com determinados conteúdos, problemas de comunicação ou falta de recursos adequados. 

Os monitores de ensino inclusivo ao registrarem essas questões, no seu relatório contribui para:

  • O acompanhamento da equipe dos Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) ou setor responsável pela inclusão; sobre o que se passa in loco, em momentos específicos e em sala de aula com os estudantes com NEE. 

  • A busca por soluções para superar esses desafios.

  • A implementação de novas estratégias ou recursos para promover a inclusão.

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5. Registro de Histórico e Planejamento Futuro

O relatório mensal dos estudantes monitores de ensino inclusivo cria um histórico detalhado das atividades por ele desenvolvidas e do progressos do estudante com NEE ao longo da atuação do próprio monitor de ensino inclusivo. Esses documentos respaldam o processo institucional da oferta do Programa de monitoria de ensino inclusivo, sua eficácia, benefícios e o planejamento de futuras ofertas do programa.  

Com o registro por meio do relatório mensal o setor/ a equipe responsável pela inclusão pode:

  • Revisar o que foi feito e ajustar os planos das próximas ações e ofertas da Monitoria de ensino inclusivo.

  • Respaldar a Instituição, o Monitor de ensino inclusivo com relação às atividades desenvolvidas, junto aos órgãos fiscalizadores em caso de auditoria e de avaliação dos cursos.

  • Garantir que não haja retrocessos no aprendizado dos estudantes.

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📽Assista ao recurso audiovisual a seguir: O que um monitor não faz. Link de acesso:

Fonte: Canal do Youtube:Prof. Fran - Descomplicando o Direito.

Estamos felizes por você ter chegado até aqui. Vamos lá ! Vamos concluir o curso.

Last modified: Tuesday, 15 April 2025, 10:15 AM