Diferenças entre Educação Especial e Educação Inclusiva.

 Antes de explorarmos quem são os alunos da Educação Inclusiva, é fundamental compreender a distinção entre Educação Especial e Educação Inclusiva. Embora esses conceitos sejam frequentemente mencionados juntos, ainda existe uma confusão generalizada sobre suas diferenças.

1.1.Educação Especial: Um Direito Garantido e Uma Modalidade de Ensino Transversal.

A Educação Especial é um direito garantido pela Constituição Federal (1988) para todas as pessoas com deficiência (PCD). De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB, 1996),  a Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis e modalidades de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior. Isso inclui a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a Educação Indígena e a Educação no Campo.

No decorrer da história, quando passou a se falar em Educação Especial numa perspectiva de Educação Inclusiva, pensava-se que a Educação Inclusiva havia superado a Educação Especial.

1.2. A Contribuição da Educação Especial para a Educação Inclusiva.

Segundo CAPELLINE (2021), a Educação Especial é uma área de conhecimento que desenvolve estratégias e metodologias de ensino para apoiar a Educação Comum. Seu objetivo é contribuir para a construção de uma Educação Inclusiva, garantindo que todos os alunos tenham acesso a oportunidades de aprendizagem.

1.3. A Educação Inlusciva: Umola para Todosa Esc.

A Educação Inclusiva é baseada no princípio de que todos os alunos devem ter acesso a oportunidades de aprendizagem, independentemente de suas necessidades ou habilidades. 

É uma abordagem que busca promover a aprendizagem de todos os alunos, criando um ambiente acolhedor e inclusivo.

1.4. A Complementaridade entre Educação Especial e Educação Inclusiva.

A Educação Especial desempenha um papel fundamental na garantia do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os estudantes com deficiência. Isso envolve identificar e minimizar as barreiras que dificultam a aprendizagem, garantindo que todos os alunos tenham acesso a oportunidades de aprendizagem.

1.5. Conclusão

Em resumo, a Educação Especial e a Educação Inclusiva não são conceitos mutuamente exclusivos, mas sim complementares. A Educação Especial - é um direito garantido que contribui para a construção da Educação Inclusiva - que é um direito de todos, garantindo que todos os alunos tenham acesso a oportunidades de aprendizagem. Compreender essa distinção é fundamental para promover a inclusão e a aprendizagem de todos os alunos.



"Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar", disse Carlos Drummond de Andrade. Essa reflexão destaca a importância de reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas.

 

  • Sugerimos a leitura do artigo: TELLES, Lívia Catarina Matoso Dos Santos et al. Relato de experiência da elaboração do curso MOOC “educação inclusiva: primeiros passos”. Anais VIII CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89656. Este curso, objeto de pesquisa do relato de experiência, é o Curso MOOC mais acessado na plataforma do IFRO.

  • Sugerimos a realização do Curso MOOC: IFRO. Curso MOOC Educação Inclusiva: primeiros passos. Disponível em: https://mooc.ifro.edu.br/course/view.php?id=14; Este curso, parte do princípio de que a escola pode se tornar um local para problematizar e ressignificar o entendimento dos conceitos de diversidade e inclusão, oferecendo uma pluralidade de pensamentos para crescimento e convívio social dos educandos.

Assista ao vídeo:

Fitas, curta metragem do TEA ("Loop" mostra de forma delicada o universo de quem vive dentro do espectro. 11min.27seg. A produção estará disponível no serviço de streaming Disney) Disponível em:

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Última atualização: sexta-feira, 25 abr. 2025, 12:45