O Pinterest funciona como uma enorme base de dados de imagens, artigos, vídeos e ideias. Usando palavras-chave, você pode descobrir uma vasta gama de conteúdo digital relacionado ao seu campo de estudo/trabalho e/ou interesses. Ele sugere pins baseados em suas interações anteriores, o que facilita a descoberta de novos conteúdos de qualidade.

Recursos da plataforma:

  • Busca por Palavras-chave: utilize termos específicos para encontrar conteúdo relevante para suas aulas e projetos.
  • Sugestões Personalizadas: o algoritmo do Pinterest aprende com suas interações e oferece recomendações cada vez mais alinhadas ao seu perfil.
  • Base de Dados Diversificada: acesse uma ampla variedade de formatos de conteúdo, desde imagens até artigos e vídeos.

Algumas maneiras de usar a plataforma para curadoria:

1. Criação de painéis temáticos: você pode organizar seu conteúdo digital em painéis (boards) temáticos. Isso permite uma curadoria visual, criando coleções que podem ser facilmente compartilhadas ou acessadas.

Vantagens dos painéis temáticos do Pinterest.

2. Agrupar Conteúdos Diversos: o Pinterest permite que você salve não apenas imagens mas, também, links para artigos, vídeos e outros recursos digitais. Assim, você pode criar um painel que agregue recursos de várias fontes para oferecer um conteúdo completo e diversificado para seus(as) alunos(as).

Indicação dos Múltiplos formatos, integração de fontes e curadoria personalizada como vantagens do Pinterest na Curadoria.

O Pinterest oferece a possibilidade de adicionar descrições, categorizar seus pins e até adicionar etiquetas. Isso facilita a organização e o rastreamento do conteúdo, além de permitir que os outros encontrem seu conteúdo mais facilmente por meio de buscas. Veja o Quadro a seguir.

Quadro 1: Ferramentas de Organização

Com este recurso você pode criar e compartilhar seu próprio conteúdo, publicando seus painéis para que outros usuários vejam, interajam e compartilhem. Isso aumenta a visibilidade do seu trabalho e expertise e gera um engajamento valioso com outros criadores, profissionais da área e seu público-alvo, fomentando uma comunidade ativa em torno dos seus temas de interesse.

Lembre-se: a partilha de conteúdo é uma estratégia de construção de rede e de autoridade no seu campo.

Última modificación: martes, 1 de julio de 2025, 19:58