a) Objetivo: Este curso visa proporcionar conhecimentos para que você possa dar os primeiros passos na Educação Inclusiva através de metodologias ativas de aprendizagem com foco em uma educação transformadora para a inclusão.
b) Conteúdos: Conceitos sobre a história da Educação Inclusiva, Desenho Universal da Aprendizagem, Metodologias ativas, Igualdade de gênero, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência Visual e Cegueira, Deficiência Auditiva e Surdez, Deficiência Intelectual e Ferramentas digitais para o ensino inclusivo .
c) Metodologia: Os conteúdos, a serem estudados de forma livre pelo (a) cursista, estarão disponíveis em formato de textos, vídeos, slides, links para internet e animações, além de materiais complementares considerados relevantes ao aprendizado. O curso propõe uma metodologia que contempla momentos de estudos individuais e atividades baseadas em autoinstrução, com estudos dirigidos e questionários online. Para promover o aprofundamento das discussões, as cursistas terão um fórum de interação à disposição no ambiente virtual. Neste espaço podem ser debatidos os conteúdos trabalhados e inseridos relatos de vivências e experiências. Serão utilizadas metodologias ativas de aprendizagem, focando na participação ativa dos alunos, de forma colaborativa e resolutiva, a partir de problemas e situações reais. A autonomia é o princípio que sustenta as metodologias ativas, ensinando o(a) aluno (a) a ser capaz de autogerenciar a aprendizagem.
d) Resultados esperados: Saber utilizar diversas ferramentas pedagógicas para o ensino inclusivo.
e) Avaliação da aprendizagem: A avaliação da aprendizagem será constituída de quatro atividades avaliativas no formato de questionário. Para obter aprovação, o cursista deve alcançar 60% da nota máxima no curso, constituída da somatória de todas as atividades avaliativas realizadas ao longo do curso.