Em ambientes de ensino-aprendizagem diversos, a presença do diálogo é fundamental para o processo de humanização. É a partir do diálogo, horizontalizado, não hierarquizado, que cada um pode expressar-se com seus medos, desejos, subjetividades e histórias. 

É na relação dialógica, nas contradições, nas convergências, na fala e na escuta de si próprio e dos demais, que acontece a elaboração do pensamento, fundamental para a aprendizagem significativa.


“O diálogo é o encontro entre os homens, mediatizados pelo mundo, para designá-lo. Se ao dizer suas palavras, ao chamar ao mundo, os homens o transformam, o diálogo impõe-se como o caminho pelo qual os homens encontram seu significado enquanto homens; o diálogo é, pois, uma necessidade existencial. E já que o diálogo é o encontro no qual a reflexão e a ação, inseparáveis daqueles que dialogam, orientam-se para o mundo que é preciso transformar e humanizar, este diálogo não pode reduzir-se a depositar ideias em outros. Não pode também converter-se num simples intercâmbio de ideias, ideias a serem consumidas pelos permutantes.” (FREIRE, 1980, p.82).


Um curso MOOC pode ser uma comunidade de aprendizagem realmente viva, espaço em que o diálogo torna-se um elemento central entre os participantes. O diálogo, portanto, é base para a interação e colaboração. 

As descobertas, histórias e experiências vividas e compartilhadas pelos sujeitos no convívio em rede são elementos essenciais na ampliação e manutenção dessas redes de aprendizagem (SCHELLER et al, 2014). 

O diálogo fortalece a autoestima, empodera as pessoas, estimula a autonomia, a liberdade, criação e colaboração, possibilita a criação de redes e estimula a reflexão.

Para experimentar um pouco mais sobre a importância do diálogo e colaboração em cursos MOOC, você está convidado a ler o que colegas escreveram, responder ou propor novas ideias em um dos seguintes espaços de diálogo:


Experimente!





Last modified: Tuesday, 14 June 2022, 9:14 AM