MOOC

Este é um curso do tipo MOOC - Curso Online, Aberto e Massivo, oferecido na plataforma Moodle do IFRO, gratuito e aberto para todos.


Assista ao vídeo tutorial e leia as demais informações a seguir.

   

   


O que fazer

O curso foi planejado e criteriosamente construído pelo(a) autor(a) do curso com apoio de uma equipe multidisciplinar, de modo que você possa aprender com qualidade, sem o acompanhamento de um professor, a partir do seu envolvimento e interesse em:

  • Ler textos e links;
  • Assistir vídeos e escutar áudios (quando disponíveis);
  • Fazer questionários e outros exercícios;
  • Escrever suas reflexões no fórum, nos comentários sociais e no blog do curso;
  • Responder aos comentários dos demais participantes.



Como fazer o curso?

Imagem: Alexandre Lúcio Fernandes. Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) 


Dicas preciosas


Algumas dicas sobre como aproveitar melhor o curso:

  • Clique em tudo sem medo, nada de mau acontecerá;
  • Algumas atividades ou módulos só ficam disponíveis depois que você realizar a atividade anterior ou ler determinados textos; 
  • Seja organizado, envolva-se ativamente com sua aprendizagem, você decide o horário de acesso ao curso e faz as atividades, no seu ritmo;
  • Faça o curso sem pressa, leia, reflita e compartilhe, aprendemos melhor quando criamos diálogo com outros colegas. Você não está sozinho!



Como a sua aprendizagem é avaliada?

Imagem: Alexandre Lúcio Fernandes. Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) 


Critérios de aprovação


Para ser aprovado no curso você precisa:

  1. Ver os materiais e fazer as atividades disponíveis;
  2. Fazer as questões avaliativas e acertar no mínimo 60%  em até 3 tentativas;
  3. Responder ao questionário com sua opinião sobre a qualidade do curso.
Mais que um curso, uma comunidade de aprendizagem. Mesmo depois de gerar seu certificado poderá voltar ao curso quantas vezes quiser, escrever no fórum, no blog do curso, fazer comentários e se atualizar com relação aos debates sobre o tema do curso.


Certificado


Todos os participantes aprovados no curso têm acesso ao certificado digital emitido dentro do próprio curso. Os certificados vem com QRCode e link com código personalizado para verificação de autenticidade na plataforma. O certificado traz ainda o nome do participante (conforme informado por você na plataforma - verifique seu nome no perfil), documento (verifique seu documento no perfil), nome do curso, carga horária, nota nas questões avaliativas e demais informações.

Para emitir seu certificado você deverá ter sido aprovado no curso e aguardar, no mínimo, 2 dias após a data de sua inscrição no curso (para cursos até 40H) e 3 dias (para cursos acima de 40H e até 60H). O sistema informa a data mínima a partir da qual poderá gerar seu certificado (escrito abaixo do nome certificado, no último módulo do seu curso). A intenção, com isso, é que você faça o curso sem pressa, incentivando sua interação tanto com os diversos materiais ou leituras complementares, quanto com os demais participantes, no Fórum, Blog e comentários sociais. Aproveite o tempo do curso para aprofundar sua aprendizagem e conexões.





Como o curso está organizado?

Imagem: Alexandre Lúcio Fernandes. Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) 


Organização


O curso está organizado em uma área inicial, de entrada e boas-vindas com informações gerais e o Fórum, e depois módulos organizados por letras. Clique na letra e aparecerá o conteúdo do módulo.

A sala virtual do curso tem ainda uma área central, na qual você está lendo este texto e uma coluna à direita, que você pode abrir ou fechar (seta ) , de acordo com sua conveniência. Essa coluna lateral possui alguns blocos interessantes, dependendo da página, de cima para baixo:

  1. Acessibilidade, com comandos para pessoas com necessidades especiais utilizarem;
  2. Barra de progresso, que informa os recursos e atividades do curso e aqueles que você já fez ou estão por fazer (se clicar na barra de progresso você será levado à atividade ou recurso específico);
  3. Menu do Blog, onde pode ler e escrever postagens com suas reflexões sobre a temática do curso; 
  4. Comentários sociais, espaço onde pode comentar o conteúdo visto e responder aos comentários dos demais.  




Boa aprendizagem!

Compartilhe o link do curso em suas redes sociais.

Para quaisquer dúvidas, leia as Perguntas frequentes.

Mais que um curso, uma comunidade de aprendizagem.








Última atualização: sexta-feira, 1 jul. 2022, 05:34