Como realizar inscrição nos cursos MOOC no ambiente virtual? 

  1. Acesse ao site: https://mooc.ifro.edu.br/

  2. Clique no botão “Acessar” e após clique em “Nova Conta”;

  3. Preencha os seus dados;

  4. Vá até seu programa de email, abra o email enviado pela plataforma e clique no link de confirmação;

  5. Pronto! Agora você já pode escolher o curso que deseja realizar.


Já estou inscrito no curso, como faço para começar?

Os cursos têm início imediato, no momento em que você se inscreveu, você já pode começar. Para acessar o curso, siga os passos:

  1. Acesse ao site: https://mooc.ifro.edu.br/

  2. Informe seu login e senha cadastrados.

  3. Localize o curso desejado e clique no nome do curso.

  4. A tela principal do curso abrirá, exibindo os materiais e atividades disponíveis.


Como faço para recuperar minha senha?

Acesse https://mooc.ifro.edu.br/login/forgot_password.php e informe seu login ou e-mail. Será encaminhada ao seu e-mail as instruções para redefinir uma nova senha.


Esqueci meu login! Ou Já tentei recuperar minha senha pelo ambiente virtual, mas não recebi a mensagem com as instruções. O que faço?

Se você esqueceu seu login ou a mensagem de recuperação da senha não foi encaminhada para seu e-mail, será preciso entrar em contato com o suporte pelo email projetomooc@ifro.edu.br


Informei incorretamente meu endereço de e-mail ao fazer o meu cadastro. Tem como corrigir?

Sim, entre em contato conosco.


É possível se inscrever em mais de um curso on-line aberto gratuito simultaneamente?

Sim, com certeza.


Os cursos MOOC fornecem certificados?

Sim, todos os alunos concluintes têm acesso ao certificado digital emitido dentro do próprio curso.


O certificado é enviado por e-mail? 

Não. O certificado fica disponibilizado imediatamente após a sua conclusão do curso, e obedecendo o tempo mínimo para a emissão, contados a partir da data de ingresso no curso.


Quais informações aparecem nos certificados? 

O certificado traz: nome do participante (conforme informado pelo próprio - verifique seu nome no perfil), documento (verifique seu documento no perfil), nome do curso, carga horária do curso, data de início (igual a data da inscrição), data de conclusão (data em que foi feita a conferência dos dados), nome da instituição, CNPJ da instituição e conteúdo programático. Os certificados não discriminam a modalidade do curso.


Como gero meu certificado de curso MOOC?

Antes de gerar o certificado, verifique em seu perfil se seu nome está correto, assim como seu número do documento informado. Isso é importante pois esses dados estarão no seu certificado.

Para gerar seu certificado, deverá ter participado e visto os conteúdos e atividades disponíveis no curso, avaliar o curso, além de ter conseguido alcançar pelo menos 60% da nota em até três tentativas de resposta ao questionário. Após cumprir esses critérios e um tempo mínimo online estabelecido para cada curso, poderá gerar seu certificado, na última etapa do curso. Caso um dos critérios ainda não esteja atendido, o sistema informará o que falta para emissão do certificado.


Terminei o curso todo mas não consigo gerar meu certificado.

Se você fez o curso muito rápido, apesar de ter tido boas notas nas avaliações, você terá que aguardar 2 ou mais dias (dependendo da carga horária do curso) para poder gerar o certificado. O sistema informa a data mínima a partir da qual poderá gerar seu certificado (escrito abaixo do nome certificado).

A intenção, com isso, é incentivar sua interação no curso tanto com os diversos materiais ou leituras complementares, quanto com os demais participantes, no Fórum, Blog e comentários sociais. Aproveite o tempo do curso para aprofundar sua aprendizagem.

E lembre-se, antes de gerar o certificado, verifique em seu perfil se seu nome está correto, assim como seu número do documento informado. Isso é importante pois esses dados estarão no seu certificado.


Como obtenho declaração ou histórico escolar de curso MOOC? 

Não expedimos declarações ou histórico escolar. Os cursos online abertos gratuitos disponibilizam apenas o certificado de conclusão. O certificado é o meio que disponibilizamos para atestar que houve a conclusão do curso. 


O certificado dos cursos MOOC valem como atividades complementares de meu curso?

Esta informação deve ser obtida junto à coordenação de seu curso. Eles irão verificar se o curso realizado pode ou não ser aproveitado.


Os cursos MOOC são válidos para progressão funcional ou licença capacitação? 

Esta informação deve ser obtida junto a sua chefia ou empresa. Eles irão verificar se o curso realizado pode ou não ser válido.


Meu nome ou CPF estão errados no certificado de curso online aberto gratuito, como faço para corrigir? 

Observe se você fez apenas a conferência dos dados ou se já gerou o certificado. Se você está apenas na etapa de conferência dos dados, basta acessar o seu perfil, corrigir os dados, e prosseguir para o certificado, pois os dados não serão atualizados na conferência. Se você já emitiu o certificado, entre em contato conosco.


Quais são os requisitos para a realização de um curso MOOC? 

Cada curso pode ter ou não requisitos, acesse o curso desejado e verifique nas informações do próprio curso. 


Posso cancelar a inscrição e fazer o curso novamente? 

Sim, mas o ambiente virtual registra todas as atividades realizadas pelo estudante. Logo, ao cancelar sua inscrição, as notas permanecerão armazenadas. 


Os cursos MOOC têm aulas ou provas presenciais ? 

Não, os cursos abertos são 100% online.


Já estudo no IFRO, posso usar o mesmo login e senha do ambiente virtual do meu Campus? 

Não, é necessário criar uma conta nova.


Como faço para cancelar minha inscrição em um curso MOOC? 

No ambiente virtual, acesse o curso que você está inscrito. Localize no canto superior direito uma roda dentada e clique sobre ela, e depois em “Cancelar a minha inscrição no curso…”. 

 

 

 


Last modified: Thursday, 30 June 2022, 8:48 AM