Contorno da seção

  • Bem-vindos(as) ao curso Mooc Gamificação no Envelhecimento!                                        


    Esteja bem à vontade, clique em tudo e participe ativamente. 

    Este curso ensinará a mecânica da gamificação para ser aplicado às pessoas idosas.

    Carga horária: 40 horas.


    Bom curso! Boa aprendizagem!

    Para começar, clique em: Como funciona o curso? A medida que fizer as primeiras leituras e atividades novos recursos ficarão disponíveis para você. 


    Apresentação da Professora

        

       

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    Você deve pensar o porquê de fazer um curso de gamificação?


    A gamificação é um dos fenômenos mais desenvolvidos ao nível profissional e acadêmico que se possa conhecer. 

    Bom, existem inúmeras possibilidades de aplicação deste método e um vasto leque de oportunidades de aplicação! 





    As aplicações da gamificação em vários setores, desde empresas às escolas, estão cada dia mais sendo importantes ferramentas de motivação e incentivo do público-alvo.

    O importante saber, após terminar este curso, é que a gamificação está em constante aprimoramento e cada vez mais novos campos de aplicação surgem, como é o exemplo da aplicação com as pessoas idosas.



    Um idoso e uma idosa,em um fundo de cor salmão pastel, segurando um cartaz nas mãos com o escrito: bom curso, em cor laranja


    Disponível se: A atividade Perguntas ao iniciar o curso esteja marcada como concluída
  • Quadro negro com mão escrevendo introdução com letra branca.

                                                              

                

    Bem-vindos(as) ao primeiro tópico do curso Gamificação no Envelhecimento!


                                                            

    A gamificação é um meio de influenciar o comportamento humano baseado no uso de elementos dos jogos.


    Os participantes, por meio dessa atividade enriquecedora, superam as limitações, especialmente, as de nível social e psíquico. 

     
    Dessa forma, a gamificação para as pessoas idosas proporciona experiências incríveis e desafiadoras!


    Neste tópico, você irá conhecer uma breve explanação sobre o envelhecimento e a gamificação para as pessoas idosas.
    Após, aprenderá o que é gamificação, as origens da gamificação e a linha do tempo sobre a história da gamificação.


    Disponível se: A atividade Perguntas ao iniciar o curso esteja marcada como concluída
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    Quadro negro de escola, com o título As Técnicas da Gamificação, escrito na cor branca, por mão em movimento e uma caneta.


    Bem-vindos(as) ao segundo tópico do curso Gamificação no Envelhecimento!



    As técnicas da gamificação são utilizadas de várias formas sendo variadas. Constituem um modelo de design de jogos que servem de guia para aqueles que a utilizam ou que pretendem entender como funciona essa metodologia.

     

    Entre uma ampla gama de técnicas bem pautadas na literatura como eficazes em contextos de gamificação, as técnicas apresentadas neste curso possuem o enfoque nas pessoas idosas.


    Neste tópico, são apresentadas as etapas e as tarefas para iniciar o planejamento de atividades de gamificação para as pessoas idosas. 

    Então vamos começar?


    Disponível se: A atividade Perguntas ao iniciar o curso esteja marcada como concluída


  • Bem-vindos(as) ao terceiro tópico do curso Gamificação no Envelhecimento!


    Neste tópico, são apresentadas as quatro leis aplicáveis na gamificação. A base para entender como funciona o planejamento de uma atividade de gamificação.

    Disponível se: A atividade Perguntas ao iniciar o curso esteja marcada como concluída

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    Bem-vindos(as) ao quarto tópico do curso Gamificação no Envelhecimento!


    Bom, continuando o curso, vamos agora mostrar os Pilares da Gamificação!
                                                                                                                                          
    O planejamento da atividade de gamificação, perpassa por dez pilares essenciais para o desenvolvimento de um planejamento adequado de uma atividade voltada às pessoas idosas.

    É sobre estes pilares que conheceremos a seguir!


    Disponível se: A atividade Perguntas ao iniciar o curso esteja marcada como concluída
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    Bem-vindos(as) ao quinto tópico do curso Gamificação no Envelhecimento!


    O Framework Octalysis, um octágono, foi desenvolvido por um dos pioneiros da gamificação, o Yu-Kai Chou, baseado em suas pesquisas com relação aos aspectos motivadores que levam ao sucesso de uma gamificação, seja qual for o contexto de aplicação. 
        
    Neste tópico, apresenta-se os oito motivadores, identificados por Chou, que se baseiam em oito incentivos principais do comportamento humano.

    Estes motivadores são extremamente essenciais na aplicação com atividades voltadas às pessoas idosas.
    Disponível se: A atividade Perguntas ao iniciar o curso esteja marcada como concluída



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     Bem-vindos(as) ao sexto tópico do curso Gamificação no Envelhecimento!


    Importante saber que a gamificação funda-se nos elementos de jogo, não sendo, necessariamente, um jogo em si.           

    Neste tópico, apresentam-se os componentes da atividade de gamificação, a saber:
                                       
    • Os elementos do jogo, do qual se extrai para planejar uma atividade de gamificação.     
    • O conceito do jogo e do jogar, não excludentes neste curso, porque é necessário saber diferenciá-los.
    • Os aspectos comportamentais dos participantes, na sequência veremos sobre os tipos de jogadores e sua diferenciação.


    Disponível se: A atividade Perguntas ao iniciar o curso esteja marcada como concluída

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    Bem-vindos (as) ao sétimo tópico do curso Gamificação no Envelhecimento!

    O formato de jogo agiliza o processo da gamificação, aumentando a eficiência e a motivação dos participantes, porém existem diferenças que devem ser entendidas para que a atividade de gamificação seja clara e assertiva.

    Neste tópico, aprenderemos sobre como identificar esta diferença, entre o que é o jogo e o que é o jogar, a base fundamental da atividade de gamificação.


    Disponível se: A atividade Perguntas ao iniciar o curso esteja marcada como concluída

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    Bem-vindos(as) ao oitavo tópico do curso Gamificação no Envelhecimento!

    As tipologias de jogadores mostradas neste curso, definem os perfis mais usuais, para identificar os participantes e seus psicotipos, na atividade de gamificação.

    Neste tópico, entenderemos os principais tipos de jogadores, baseados em seu comportamento frente à jogos, assim como as ferramentas as quais devemos utilizar para cada um destes, em uma atividade de gamificação.


    Disponível se: A atividade Perguntas ao iniciar o curso esteja marcada como concluída

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    Bem-vindos(as) ao nono tópico do curso Gamificação no Envelhecimento!


    O planejamento é fundamental em uma atividade de gamificação!

    Neste tópico você aprenderá como realizar um planejamento para atividades de gamificação para as pessoas idosas, em quaisquer contextos e âmbitos.


    Disponível se: A atividade Perguntas ao iniciar o curso esteja marcada como concluída

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    Bem-vindos(as) ao décimo tópico do curso Gamificação no Envelhecimento!



      

    A evasão é algo comum em atividades voltadas as pessoas idosas, portanto, não poderia faltar neste curso, orientações de ações necessárias para que a atividade de gamificação seja interessante as pessoas idosas e não demasiadamente massantes.


    Disponível se: A atividade Perguntas ao iniciar o curso esteja marcada como concluída

  •  Bem-vindos(as) ao décimo primeiro tópico do curso Gamificação no Envelhecimento!


    Neste tópico abordaremos os pontos importantes a serem evitados em um planejamento e implementação de atividades de gamificação para as pessoas idosas.


    Disponível se: A atividade Perguntas ao iniciar o curso esteja marcada como concluída

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    Bem-vindos(as) ao décimo segundo tópico do curso Gamificação no Envelhecimento!


            

    Na prática da gamificação no envelhecimento, muita atenção é dada ao envolvimento emocional das pessoas idosas e o seu incentivo para adoção dessas práticas gamificadas em seu tempo de lazer. 


    Para isso, diferentes mecânicas de jogos podem ser utilizadas: 

    • A descoberta de habilidades;
    • As barras de progresso;
    • O sistema de classificação;
    • O desenvolvimento de um personagem do jogo, como um avatar, e os emblemas.


    Neste tópico, apresenta-se dois exemplos de atividades de gamificação estruturadas para diversos perfis de pessoas idosas. 

    Como se trata de uma infinidade de exemplos de aplicações, o que não cessaria neste curso, esta aplicação fica a critério do proponente, de acordo com o que foi aprendido nos tópicos apresentados neste curso.

    A aplicação é livre, desde que planejada com foco nas necessidades das pessoas idosas e suas particularidades, antes analisadas e identificadas.


    Disponível se: A atividade Perguntas ao iniciar o curso esteja marcada como concluída
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    Bem-vindos(as) a conclusão do curso Gamificação no Envelhecimento!



     Parabéns! 😃👏

    Você finalizou o curso com êxito! 🤩🏅

    Missão cumprida!🙌🏆


    Agora é colocar todos os conceitos e conteúdos, apresentados neste curso, em prática e poder se maravilhar com todas descobertas que a gamificação proporcionará, a cada atividade planejada!😍


    Disponível se: A atividade Perguntas ao iniciar o curso esteja marcada como concluída
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    GAMIFICATION: PRINCÍPIOS E ESTRATÉGIAS. BUSARELLO, R. I. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016.

    COMO A GAMIFICAÇÃO MOTIVA AS PESSOAS A FAZEREM COISAS EXTRAORDINÁRIAS. Burke, B. Gamificar: Como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. São Paulo: DVS Editora, 2015.

    REGRAS DO JOGO: FUNDAMENTOS DO DESIGN DE JOGOS. Zimmerman, E. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos (vol.1). São Paulo: Blucher, 2012. 

    NEUROPSICOLOGIA DO ENVELHECIMENTO: UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL. MALLOY-DINIZ, L. F.; FUENTES, D.; COSENZA, R. M.  Neuropsicologia do envelhecimento: uma abordagem multidimensional. Porto Alegre: Artmed Editora, 2013.

    GAMIFICATION FOR OLDER ADULTS: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW. KOIVISTO, J.; MALIK, A. Gamification for older adults: a systematic literature review. The Gerontologist, v. 61, n. 7, p. e360-e372, 2021.