1. Curadoria na Educação
O desenvolvimento de novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, nos últimos anos, nos possibilitou o acesso a um grande número de informações em diferentes tipos de mídias e hipermídias mas, diante de tantas informações, é necessário saber “filtrar” o que realmente é útil, principalmente se tratando da prática pedagógica. É necessário sabermos “curar” conteúdos, selecionando as informações que podem, de fato, favorecer o aprendizado de nossos alunos.
A curadoria implica na elaboração de critérios de seleção para distinguir informações que são relevantes das que não são e na criação de um acervo guiado, ou seja, um acervo que atenda aos objetivos/motivos de estarmos pesquisando, selecionando determinadas informações.
Curadoria de conteúdo digital consiste em pesquisar, selecionar, avaliar e compartilhar materiais relevantes sobre determinado assunto ou área de interesse, compartilhando-os em meios digitais como canais de comunicação, murais virtuais, blogs e Ambientes Virtuais de Aprendizagem e, também, nas redes sociais.
A curadoria educacional de conteúdo é fundamental para evitar que os conhecimentos e os conteúdos que não tenham base científica sejam disseminados em sala de aula, funcionando, portanto, como um filtro de qualidade e confiabilidade das informações que disponibilizamos a nossos alunos.