Direitos autorais e outros cuidados


Ao criar um curso MOOC é preciso atentar-se aos materiais de terceiros que serão utilizados.

A internet tem um mundo de informações disponíveis, mas nem todas podem ser incluídas em seu curso.

Recomenda-se a utilização de materiais produzidos pelo próprio autor do curso. Por isso, grave seus vídeos, áudios, escreva seus textos e questões na plataforma. 

Materiais de terceiros, links, vídeos, sites entre outros, podem e devem ser utilizados, de forma a enriquecer o curso (curadoria digital), mas sempre com cuidado para não ferir os direitos do autor. 

Lembre-se, não é porque está disponível na internet que pode ser utilizado em seu curso.

Imagens ou obras completas (livros, apostilas e outras) só podem ser incluídas caso tenham uma licença que informe explicitamente que podem ser utilizadas por terceiros (veja sobre licenças creative commons). Outra possibilidade são obras em domínio público ou que o autor da obra informe por escrito que autoriza a utilização.


Creative Commons Aotearoa New Zealand, CC BY 3.0 NZ via Wikimedia Commons. Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Creative_Commons_world_network.png


Outro cuidado que o criador de um curso deve ter é com relação ao plágio. Materiais de terceiros devem ser utilizados nas formas previstas na ABNT, com citação dos autores, de modo que não configure apropriação de um texto ou ideia de outra pessoa.

Para mais informações, recomendo fortemente a leitura do texto de autoria do Prof. Regis Tractenberg, no link: https://www.livredocencia.com/home/direitos-autorais-em-cursos-on-line/

Sugestões de sites para busca de imagens: 

https://pixabay.com/

https://www.pexels.com/pt-br/

https://commons.wikimedia.org/wiki/Main_Page?uselang=pt-br

Mais 12 bancos de imagens Creative Commons...