A leitura do conteúdo deste módulo me ajudou a perceber ainda mais a importância de conhecer as legislações relacionadas à educação e à inclusão. Antes, eu já sabia que existiam leis que garantiam o direito à educação das pessoas com deficiência e que a escola deveria oferecer condições para que todos pudessem aprender e participar das atividades. Porém, durante o módulo, pude conhecer melhor esses direitos e entender que a inclusão não é apenas colocar o aluno dentro da sala de aula, mas também garantir sua participação, aprendizagem, respeito e acessibilidade.
Os conteúdos foram importantes para minha atuação como monitora de ensino inclusiva, pois me ajudaram a compreender melhor o meu papel e a importância de respeitar as necessidades e o ritmo de cada aluno. Aprendi que pequenas adaptações, estratégias e atitudes de acolhimento podem fazer uma grande diferença no desenvolvimento e na participação da criança na escola. Para mim, o principal aprendizado foi entender que a inclusão é um direito e que todos os profissionais da educação têm responsabilidade em contribuir para que esse direito seja colocado em prática.