A leitura deste módulo ampliou minha compreensão sobre a relevância de dominar o marco legal que rege a educação e a inclusão. Embora eu já reconhecesse a existência de normativas voltadas ao direito educacional das pessoas com deficiência e ao dever da escola de promover um ambiente propício à aprendizagem, o percurso formativo permitiu aprofundar esse conhecimento. Compreendi que a verdadeira inclusão vai muito além da inserção física do estudante na sala de aula; ela exige a garantia efetiva da participação, da aprendizagem, do respeito à diversidade e da acessibilidade integral.
Essa base teórica e normativa revelou-se fundamental para a minha prática como monitora de ensino inclusiva, auxiliando-me a delimitar com mais clareza as atribuições do meu papel e a urgência de respeitar o ritmo e as singularidades de cada discente. Ficou evidente que intervenções pontuais, ajustes razoáveis e práticas cotidianas de acolhimento geram impactos significativos no desenvolvimento e na socialização da criança. O principal aprendizado consolidado é o entendimento de que a inclusão é um direito inalienável, cuja efetivação constitui responsabilidade coletiva e intransferível de todos os profissionais da educação.