Abordagens de ensino que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo a participação ativa, a autonomia e o engajamento dos estudantes. Elas diferem das metodologias tradicionais, nas quais o professor é o principal transmissor de conhecimento e os alunos têm um papel mais passivo.
Alguns exemplos de metodologias ativas incluem:
1. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): Os alunos trabalham em grupos para resolver problemas do mundo real, promovendo a aplicação prática do conhecimento e a colaboração.
2. Aprendizagem baseada em projetos (ABPr): Os alunos desenvolvem projetos que envolvem pesquisa, planejamento e execução, permitindo a integração de diferentes disciplinas e a criatividade na resolução de problemas.
3. Sala de aula invertida: Os alunos estudam o conteúdo em casa por meio de materiais preparados pelo professor (vídeos, leituras) e utilizam o tempo em sala de aula para discussões, atividades práticas e esclarecimento de dúvidas.
4. Aprendizagem cooperativa: Os alunos trabalham em grupos para alcançar objetivos comuns, promovendo a interação social, o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a construção coletiva do conhecimento.
5. Gamificação: Utilização de elementos de jogos (pontuação, desafios, recompensas) para tornar as atividades educativas mais motivadoras e envolventes.
Essas metodologias visam estimular a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Elas também promovem uma abordagem mais inclusiva e diversificada do ensino, levando em consideração as diferentes formas de aprender dos estudantes.