Educação a Distância - Distante de quem?

Educação a Distância - Distante de quem?

de REBECA CARDOSO DA SILVA -
Número de respuestas: 3

Boa Noite!

Quando comecei a ouvir falar em educação a distância não compreendia como essa modalidade poderia funcionar efetivamente. Pois considero a figura presencial do professor em um ambiente de estudos primordial e insubstituível. Ainda que hajam cursos autoinstrucionais, essa elaboração se deu por um profissional habilitado para tal função. Na experiencia que eu tenho no sistema educacional público da minha cidade, posso dizer que não é todo tipo de curso e nem todo tipo de público que se adequa a essa modalidade (EAD). Sou completamente a favor de aulas mediadas, onde um professor alcance um quantitativo enorme de alunos nas mais diversas e distantes cidades, aulas em que haja um ser humano falando e compartilhando sua história e seu conhecimento. Para mim essa seria a visão ideal de transpor a palavra 'distância'. Participo de uma formação EAD, tem encontros com a tutora uma vez por semana, com um horário igual como se fosse presencial de 19h as 22h. O detalhe é: a presença não é obrigatória. O que acontece? Na maioria das vezes entre 5 e 15 alunos participam das aulas, de um universo de 425 alunos. Eu acho uma tremenda falta de respeito, pois  a professora organiza material e dispõe do seu tempo para estar conosco e tirar possíveis duvidas e não recebe a valorização que merece. Nos dias entre um encontro e outro o grupo de mensagens explode com tanta perguntas sobre materiais, atividades e inúmeras bobagens que não aconteceria se houvesse uma maior participação dos alunos nas aulas. Minha reflexão aqui é que a responsabilidade com essa modalidade de ensino deve ser maior, pois mesmo que seja a distância tem um calendário e um cronograma a cumprir como em um estudo presencial, e os participantes cumprirem a sua parte. Não é EAD para fazer do jeito que a pessoa bem entender, é EAD para ressaltar que mesmo distante, o estudante não estará desamparado.

Obrigada pela atenção e desculpem o texto longo! Boa semana para nós.

En respuesta a REBECA CARDOSO DA SILVA

Re: Educação a Distância - Distante de quem?

de Fabiola Lara -
Bom dia. Rebeca. Vocês são privilegiados por terem a possibilidade de encontros. Na minha universidade, tendo polo e mesmo assim, a turma do EAD, não pode utilizar e muito menos temos apoio presencial. O que eu percebo que falta iniciativa da organização mesmo. Cada caso é um caso. Mas, aproveita os benefícios que tem e tire o máximo possível de conhecimento.
En respuesta a REBECA CARDOSO DA SILVA

Re: Educação a Distância - Distante de quem?

de Gabrielly Rafashi Vendicto -
Boa tarde Rebeca, entendo perfeitamente seu ponto. Embora eu estude no sistema presencial, hoje após a pandemia que passamos, vemos a importância do EAD e do presencial também. Realmente pro EAD funcionar perfeitamente ainda falta organização, tanto de instituições quanto dos estudantes, acredito que não é porque é EAD que deve ser bagunçado e desvalorizado. Muitas pessoas precisam desta modalidade pois trabalham o dia todo e não há tampo para se dirigir até a instituição de ensino. Como diz meu professor podem todos se formarem desses 425 alunos, mas quem realmente serão bons profissionais? Entendo sua frustração com isto, embora é o trabalho do professor estar ali naquela data e horário combinado, é frustrante porém aproveite, converse com o professor e abra seu leque na sua área, aproveite o tempo dele e compartilhe experiencias que podem te ajudar la na frente a ser um profissional de destaque no meio de todos.