Educação a Distância como ferramenta de inclusão

Educação a Distância como ferramenta de inclusão

por Joelma Costa Holanda dos Santos -
Número de respostas: 2

Olá Colegas,

As legislações que promovem a inclusão das pessoas com necessidades específicas orientam que a Escola deve está preparada para receber esse público. A partir dessa realidade,   é evidenciado no contexto escolar um exponencial aumento no ingresso de pessoas com necessidades específicas em cursos presenciais e EaD, as metodologias de ensino devem ser adapatadas de acordo com as necessidades dos estudantes, independente da modalidades de ensino. Contudo, considerando as especificidade do Ensino a Distância, sabemos que os desafios são bem maiores para o atendimento às demandas  dos alunos PNE no EaD. Desse modo, cursos como esses da plataforma MOOC são de grande relevância para a formação continuada dos profissionais da educação, nesse sentido, é necessário pensar a ampliação de cursos específicos que favoreçam a inclusão na EaD.

Em resposta à Joelma Costa Holanda dos Santos

Re: Educação a Distância como ferramenta de inclusão

por Germana Maria da Silveira -
"Inclusão social na escola
O parágrafo 1º do artigo 58 da Lei 9.394/1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, diz que, havendo necessidade de equipar a escola pública para atender portadores de deficiência, o poder público deve fazê-lo. Esse foi um primeiro passo tomado nos anos 1990 para promover a inclusão social dentro da escola, mas ainda não era um passo que resolvesse o problema."

Veja mais sobre "Inclusão social" em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/inclusao-social.htm
Em resposta à Germana Maria da Silveira

Re: Educação a Distância como ferramenta de inclusão

por Renata Pereira Pedrassani -
A modalidade EAD possibilita as pessoas desprovidas de tempo agendado a conseguirem estudar, porque essas conseguem fazer seus próprios horários