O EAD e a tutoria

O EAD e a tutoria

por Sabrina Oliveira -
Número de respostas: 1

   O novo papel do professor-tutor precisa ser repensado para que não se  reproduzam nos atuais ambientes de educação a distância concepções tradicionais das figuras do professor/aluno. Pierre Lévy (2000) faz uma reflexão sobre interação, novas linguagens e instrumentos de mediação. 

É preciso superar a postura ainda existente do professor transmissor de conhecimentos. Passando, sim, a ser aquele que imprime a direção que leva à apropriação do conhecimento que se dá na interação. Interação entre aluno/aluno e aluno/professor, valorizando-se o trabalho de parceria cognitiva;....elaborando-se situações pedagógicas onde as diversas linguagens estejam presentes. As linguagens são, na verdade, o instrumento fundamental de mediação, as ferramentas reguladoras da própria atividade e do pensamento dos sujeitos envolvidos (http://www.sesc.org.br).

O papel do professor como repassador de informações deu lugar a um agente organizador, dinamizador e orientador da construção do conhecimento do aluno e até da sua auto-aprendizagem. Sua importância é potencializada e sua responsabilidade social aumentada. “Seu lugar de saber seria o do saber humano e não o do saber informações” (Alves; Nova, 2003:19), sendo a comunicação mais importante do que a informação. Sua função não é passar conteúdo, mas orientar a construção do conhecimento pelo aluno.

Em resposta à Sabrina Oliveira

Re: O EAD e a tutoria

por Wilson Gomes da Silva -
Segundo Pierre Lévy (2000), a dinâmica entre professor e aluno deve evoluir além do modelo tradicional de transmissão unidirecional de conhecimento. Em vez de serem meros transmissores de informações, os professores devem assumir funções mais complexas e ativas, como organizadores e dinamizadores do processo de aprendizagem. Este novo papel requer que os educadores criem ambientes de aprendizado que promovam a interação significativa, não só entre alunos e professores, mas também entre os próprios alunos, fomentando um trabalho colaborativo e uma construção conjunta do conhecimento.

A visão de Lévy reforça a importância de incorporar diversas linguagens e ferramentas de mediação no processo educativo. As linguagens, nesse contexto, são vistas como instrumentos fundamentais para a mediação do pensamento e da atividade pedagógica, ajudando a moldar a forma como o conhecimento é construído e compreendido. A função do professor, portanto, transcende o simples repasse de conteúdo. Em vez disso, ele deve guiar os alunos na elaboração de seu próprio conhecimento, promovendo um aprendizado mais autônomo e reflexivo. Este papel reimaginado do professor não só valoriza a comunicação e a interação, mas também amplia sua responsabilidade social e educacional, enfatizando a importância de uma abordagem mais holística e envolvente no processo de ensino-aprendizagem.