Segundo Pierre Lévy (2000), a dinâmica entre professor e aluno deve evoluir além do modelo tradicional de transmissão unidirecional de conhecimento. Em vez de serem meros transmissores de informações, os professores devem assumir funções mais complexas e ativas, como organizadores e dinamizadores do processo de aprendizagem. Este novo papel requer que os educadores criem ambientes de aprendizado que promovam a interação significativa, não só entre alunos e professores, mas também entre os próprios alunos, fomentando um trabalho colaborativo e uma construção conjunta do conhecimento.
A visão de Lévy reforça a importância de incorporar diversas linguagens e ferramentas de mediação no processo educativo. As linguagens, nesse contexto, são vistas como instrumentos fundamentais para a mediação do pensamento e da atividade pedagógica, ajudando a moldar a forma como o conhecimento é construído e compreendido. A função do professor, portanto, transcende o simples repasse de conteúdo. Em vez disso, ele deve guiar os alunos na elaboração de seu próprio conhecimento, promovendo um aprendizado mais autônomo e reflexivo. Este papel reimaginado do professor não só valoriza a comunicação e a interação, mas também amplia sua responsabilidade social e educacional, enfatizando a importância de uma abordagem mais holística e envolvente no processo de ensino-aprendizagem.
A visão de Lévy reforça a importância de incorporar diversas linguagens e ferramentas de mediação no processo educativo. As linguagens, nesse contexto, são vistas como instrumentos fundamentais para a mediação do pensamento e da atividade pedagógica, ajudando a moldar a forma como o conhecimento é construído e compreendido. A função do professor, portanto, transcende o simples repasse de conteúdo. Em vez disso, ele deve guiar os alunos na elaboração de seu próprio conhecimento, promovendo um aprendizado mais autônomo e reflexivo. Este papel reimaginado do professor não só valoriza a comunicação e a interação, mas também amplia sua responsabilidade social e educacional, enfatizando a importância de uma abordagem mais holística e envolvente no processo de ensino-aprendizagem.