A EaD é uma tendência atual?

A EaD é uma tendência atual?

por Rosemere Mussel Annecchini -
Número de respostas: 0
Concordo com a EaD seja uma tendência e parcialmente quanto a ficar, haja vista todas as modificações pelas quais a educação já perpassou. As mudanças nem sempre fazem jus as necessidades e demandas dos estudantes, dessa forma, não vejo como o término da EaD em algum momento, mas sim com modificações que podem ser radicais, alterando o formato inicial desta modalidade.

Li que o Ministro da Educação Camilo Santana afirmou em uma reportagem: “Temos que avaliar qual é o tipo de curso que pode ser ofertado, para uma boa formação do profissional, que possa ser a distância”. Percebo a necessidade urgente de se repensar quais curso podem ter o sucesso objetivado alcançado pela EaD. Os cursos na área da saúde, por exemplo, não poderiam, ao meu entendimento, serem totalmente a distância e alguns nem parcialmente. Há de se resguardar a necessidade do presencial em muitos casos, onde a aprendizagem está mais ligada a prática em si. Na área da Educação, sou defensora de estágios supervisionados, já que para mim, a prática adquirida em sala de aula é essencial, oportunizando a experimentação e vivências tão necessárias para ministrar aulas. A avaliação é essencial!

Portanto, sou defensora da EaD, até mesmo porque tenho algumas formações que se deram por meio dela; algumas totalmente a distância outras não, mas todas me favoreceram nos momentos que não pude estar presencialmente. Costumo dizer que quem faz a Escola é o aluno, alunos bons buscam alternativas de aprendizagem quando não são contemplados com ensino de qualidade, mas nem sempre um ensino de qualidade faz com que um aluno desinteressado tenha um bom rendimento, fatos que dependem do interesse, dedicação e objetivo. A EaD apresenta de imediato a oportunidade de se qualificar, utilizando o tempo e local disponível, aumentando a procura pelos mais diversos públicos e perfis dos estudantes, mas por exigir uma dedicação, por vezes solitária, acaba por não manter o aluno, levando-o a desistir. Para que o crescimento permaneça e as conclusões sejam significativas, a qualidade do cursos, e incluo aí os tutores, precisam manter um avanço de melhorias tecnológicas e de material humano, devido a isto que creio que a procura por esta Pós tenha sido de tamanha proporção. Seguimos com afinco!