Características e competências do professor tutor
1. Pesquisa Preliminar sobre a Legislação
A primeira parte da tarefa envolve a leitura das leis brasileiras que regulamentam a tutoria na Educação a Distância (EaD). Abaixo estão alguns pontos-chave que você pode extrair das normas indicadas:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), 1996: Definições gerais sobre a Educação a Distância e o papel dos professores e tutores no processo educacional.
Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006: Institui a Universidade Aberta do Brasil (UAB), focando na oferta de educação superior a distância.
Define a importância dos tutores como mediadores entre o conteúdo e os estudantes.
Portaria Normativa nº 2, de 10 de janeiro de 2007: Estabelece normas para a oferta de cursos a distância e especifica o papel dos tutores nas atividades pedagógicas.
Resolução nº 1, de 11 de março de 2016: Regula a atuação de tutores e outros profissionais da educação a distância, destacando critérios de qualificação.
Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017: Regulamenta o ensino a distância em todos os níveis de educação, destacando a necessidade de avaliação e reconhecimento dos tutores.
Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019: Define as diretrizes mais recentes para a oferta de cursos EaD, com ênfase no reconhecimento dos profissionais envolvidos.
Use os links fornecidos para acessar os textos completos e se aprofundar no conteúdo.
2. Análise Crítica: Desafios dos Tutores em EaD
Com base na sua pesquisa, você pode identificar alguns dos principais desafios enfrentados pelos tutores na EaD:
Qualificação e Reconhecimento: Embora os tutores desempenhem um papel fundamental na mediação entre os alunos e o conteúdo, muitas vezes eles enfrentam dificuldades em termos de reconhecimento profissional e salarial. A legislação, embora reconheça a importância do tutor, nem sempre é clara quanto às diretrizes de remuneração ou formação contínua.
Carga de Trabalho: Com o crescimento da EaD, muitos tutores são responsáveis por um grande número de alunos, o que pode comprometer a qualidade do acompanhamento individual.
Falta de Estabilidade: Os tutores muitas vezes são contratados de forma temporária ou com vínculos de trabalho frágeis, o que afeta a sua motivação e segurança no trabalho.
Desafios Tecnológicos: A necessidade de estar constantemente atualizado em relação às novas tecnologias educacionais é um desafio, especialmente em contextos onde o suporte técnico ou a formação específica é insuficiente.
Interação com os Alunos: A distância física pode dificultar a interação personalizada e o desenvolvimento de uma relação próxima com os estudantes, sendo necessário encontrar formas eficientes de comunicação.
3. Registro: Síntese dos Avanços e Desafios
A partir da leitura e do vídeo complementar, elabore uma síntese dos principais avanços e desafios da prática educativa na EaD:
Avanços:
O crescimento da EaD democratizou o acesso à educação, especialmente em regiões remotas.
A legislação atual reconhece a importância dos tutores, sendo um papel formalizado e integrado ao sistema educacional.
A evolução tecnológica proporcionou novas ferramentas para a mediação do conhecimento.
Desafios:
Ainda há uma lacuna significativa no reconhecimento formal e na valorização do trabalho dos tutores.
A necessidade de formação continuada e atualização tecnológica é um obstáculo constante.
A alta demanda de alunos por tutor representa uma sobrecarga de trabalho, dificultando um acompanhamento mais personalizado e eficaz.