Quando se inicia um curso EAD, o indivíduo deve estar motivado a aprender, pois é difícil manter um ritmo, principalmente se você não possui um professor, tutor ou monitor disponível para um impulsionamento. Eu já tive alunos que mal seguiam uma sequência comigo, agora imaginem um que estuda de forma autodidata? É bem complicado, eu diria que não é pra qualquer pessoa. Eu consegui estudar de segunda a segunda em um curso intensivo durante 7 meses, mas muita gente não consegue.
Re: Motivação na Educação à Distância
Re: Motivação na Educação à Distância
Ao implementar essas práticas, você poderá criar uma experiência enriquecedora e eficaz, aproveitando ao máximo os princípios da andragogia para o aprendizado dos adultos.
Usar a Motivação nos curso EAD
Estabeleça metas claras.
Defina objetivos específicos para o curso e que sejam alcançáveis. Isso vai te ajudar a se manter focado e motivado durante o processo de aprendizagem.
Mantenha uma rotina: Crie um ambiente de estudo confortável e estabeleça horários regulares para se dedicar aos estudos. Isso vai ajudar a manter a disciplina e a motivação.
Interaja com os colegas de curso, professores e tutores online. Contribuir em fóruns de discussão e atividades em grupo pode ser motivador e enriquecedor.
Busque por feedback: Esteja aberto a receber feedback sobre o seu desempenho e utilize isso para melhorar o seu aprendizado.
Celebre as conquistas, mesmo que pequenas, ao longo do curso.
Re: Motivação na Educação à Distância
Re: Motivação na Educação à Distância
Re: Motivação na Educação à Distância
A motivação em algum curso na EAD tem que estar alinhada com o objetivo do aluno em estar ali cursando. Pois alguma meta o aluno deve ter articulado alcançar para iniciar um curso, para tanto, a busca em suprir essa meta deve ser utilizada como uma motivação, em estar ali aprendendo, se capacitando e se especializando em alguma área de conhecimento que vá lhe dar o retorno esperado futuramente. Para tanto, antes mesmo de iniciar um curso EAD, o aluno deve deixar claro para si mesmo que tipo de contribuição espera que aquele curso lhe dará e que objetivo pessoal e ou profissional o levou a cursar tal curso, essa clareza irá sim servir como motivação para a conclusão do curso, que se somara com as trocas discursivas e interativas com os demais estudantes.