Os estilos de aprendizagem referem-se às diferentes maneiras pelas quais as pessoas processam e assimilam informações. Existem várias teorias sobre estilos de aprendizagem, mas a mais popular é a Teoria VARK, desenvolvida por Neil Fleming. Essa teoria sugere que as pessoas tendem a preferir um ou mais dos seguintes estilos de aprendizagem:
-
Visual (V): Aprendem melhor através de imagens, gráficos, diagramas e outros elementos visuais. Preferem ver a informação de forma estruturada e gostam de mapas conceituais, esquemas e apresentações visuais.
-
Auditivo (A): Preferem aprender ouvindo. Gostam de palestras, discussões em grupo, gravações e explicações orais. Eles se concentram nos tons de voz, ritmo e palavras faladas.
-
Leitura/Escrita (R): Aprendem melhor ao ler ou escrever informações. Gostam de listas, anotações, leitura de livros ou materiais escritos, além de usar o método tradicional de ler e resumir.
-
Cinestésico (K): Precisam de movimento e ação para aprender. Preferem atividades práticas, como experimentos, simulações, maquetes e aprendizagem baseada em tarefas manuais. São aprendizes mais "mão na massa".