Em um mercado extremamente competitivo, é cada vez mais recorrente a procura das instituições de ensino por práticas capazes de aperfeiçoar os seus processos, com o intuito de torná-los mais eficientes e ágeis, principalmente quando o assunto é a captação e a permanência dos alunos. Assim, um método iterativo muito eficaz para aprimorá-los é o Ciclo PDCA na educação.
Em resumo, a metodologia é uma maneira simples e poderosa de resolver problemas novos e/ou recorrentes em distintos setores, departamentos ou processos. Sua abordagem interativa permite que as equipes testem soluções e avaliem resultados de forma cíclica.
Em resumo, o Ciclo PDCA na educação é uma metodologia capaz de auxiliar na execução do planejamento estratégico da instituição. Dessa forma, é possível evitar ou, até mesmo, identificar possíveis problemas que porventura possam ocorrer, contribuindo, assim, para a melhoria contínua das ações.
A sigla PDCA é a junção das iniciais das palavras em inglês Plan, Do, Check e Act, que traduzidas para o português significam Planejar, Fazer, Verificar e Agir. Também é conhecido por Ciclo de Shewhart ou Ciclo de Deming devido ao seu criador Walter Shewhart e a William Deming, responsável pela criação e sucesso do método.
ESTEVAM, Paloma. Ciclo PDCA na educação: como otimizar processos e identificar falhas, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/ciclo-pdca-na-educacao/. Acesso em: 23 de setembro de 2024.