Motivação na andragogia

Motivação na andragogia

por Carolina Pinheiro dos Santos -
Número de respostas: 0

A motivação foi apontada como um dos pilares da andragogia. Foi ensinado que o aluno adulto se sente motivado ao alcançar suas metas, sejam internas e pessoais ou profissionais. Nesse quadro, me despertou uma curiosidade: as avaliações qualitativas, formais e tradicionais, como as provas, com finalidade somativa, não são contraproducentes na andragogia?

A tradicional prova é conhecida como um método de avaliação punitiva, que particularmente considero desmotivadora. Como na infância/adolescência somos comumente obrigados a passar pelo processo de ensino-aprendizagem (por nossas famílias e também pelo Estado!) e necessitamos da nota, ela pode até gerar uma reação proativa no aluno. Já para o adulto, acredito que deva levar ao abandono muito mais do que gerar uma reação positiva. Essa é minha reflexão.

Gostaria de saber de professores com experiência em EJA o que pensam sobre o tópico motivação!