A andragogia na prática possui três dimensões, permitindo uma melhor
compreensão para a aprendizagem de adultos: (1) andragogia, princípios
fundamentais; (2) objetivos e propósitos; (3) diferenças entre indivíduos e situações. o adulto constrói seu saber a partir de motivações internas e externas e a a principal característica da andragogia é a flexibilidade
Em resposta à Alessandra da Silva Ribeiro Moisinho
Re: Andragogia no cotidiano
por Liliane da Silva e Silva -
Verdade.
Muito interessante refletir sobre os processos dos adultos ao aprender. Sou professora de crianças e fico pensado nisso, em como a gente aprende, se já é tudo tão automarizado. Legal a aula!
Eu também achei muito relevante esse tema , sou graduanda em
Ciências Biológicas, e voluntária em uma turma de alfabetização de jovens e adultos ,é a primeira vez que ouço esse termo . Super necessário esse conhecimento .
Ciências Biológicas, e voluntária em uma turma de alfabetização de jovens e adultos ,é a primeira vez que ouço esse termo . Super necessário esse conhecimento .
Em resposta à Alessandra da Silva Ribeiro Moisinho
Re: Andragogia no cotidiano
por LILIENE GOMES COSTA -
Os métodos de ensino utilizados na Pedagogia são muito mais sobre a transferência de conhecimento
fundamental, e não o discurso sobre a prática, a aplicabilidade do saber. Na educação de adultos, talvez o
conteúdo que o professor pretenda transmitir (com base em um currículo pré-definido) já seja de
conhecimento do aluno e a necessidade seja de entender em como aplicar isso na prática, em uma
realidade profissional.
fundamental, e não o discurso sobre a prática, a aplicabilidade do saber. Na educação de adultos, talvez o
conteúdo que o professor pretenda transmitir (com base em um currículo pré-definido) já seja de
conhecimento do aluno e a necessidade seja de entender em como aplicar isso na prática, em uma
realidade profissional.
Também considero muito importante o conhecimento da andragogia. Colaboro ministrando aulas para adultos e o conhecimento do assunto tem aberto novas possibilidades de transmitir o conhecimento.