Mediação Pedagógica

Mediação Pedagógica

por Priscilla Barbosa Marques Pimentel -
Número de respostas: 1

Olá tutor e colegas!

A mediação pedagógica realizada pelo tutor pode ser entendida como 
uma série de ações coordenadas que produz a ligação efetiva (e afetiva) entre o 
estudante e o conhecimento, conduzindo e impulsionando cada aluno a alcançar 
os objetivos pedagógicos do curso. 
As ações do tutor na EaD englobam tarefas bem concretas e 
rotineiras como responder às questões e dúvidas dos alunos, ajudá-los a 
compreender os conteúdos apresentados no curso e desenvolver atividades 
avaliativas propostas, assim como eventualmente dar explicações adicionais sobre 
o curso e seu funcionamento e avaliar as atividades realizadas, além de se reportar 
aos coordenadores e intermediar as relações entre a instituição e os alunos. Isso, 
obviamente, engloba as funções de “facilitador”, “motivador”, “orientador” e 
“avaliador” (MASSETO, 2007 p. 144).

O tutor na EaD, portanto, ao mediar, estabelece uma rede de comunicação e 
aprendizagem multidirecional, por meio de diversos recursos de tecnologia da 
informação e comunicação. E é claro que a comunicação que o tutor estabelece com os alunos, em primeiro lugar, tem o objetivo de vencer a distância física entre aqueles que se reúnem em um contexto virtual. Mas vai além disso: de fato, a mediação cumpre uma função pedagógica vital para que a educação a distância aconteça. 

Em resposta à Priscilla Barbosa Marques Pimentel

Re: Mediação Pedagógica

por Vilmara Vaz de Oliveira -
Seu comentário tem como objetivo estimular a reflexão e o aprofundamento da discussão sobre a mediação pedagógica na EaD. Ao considerar os pontos fortes e as possibilidades de aprimoramento do texto, podemos contribuir para a construção de um cenário educacional mais eficiente e eficaz.