Olá tutor e colegas!
A mediação pedagógica realizada pelo tutor pode ser entendida como
uma série de ações coordenadas que produz a ligação efetiva (e afetiva) entre o
estudante e o conhecimento, conduzindo e impulsionando cada aluno a alcançar
os objetivos pedagógicos do curso.
As ações do tutor na EaD englobam tarefas bem concretas e
rotineiras como responder às questões e dúvidas dos alunos, ajudá-los a
compreender os conteúdos apresentados no curso e desenvolver atividades
avaliativas propostas, assim como eventualmente dar explicações adicionais sobre
o curso e seu funcionamento e avaliar as atividades realizadas, além de se reportar
aos coordenadores e intermediar as relações entre a instituição e os alunos. Isso,
obviamente, engloba as funções de “facilitador”, “motivador”, “orientador” e
“avaliador” (MASSETO, 2007 p. 144).
O tutor na EaD, portanto, ao mediar, estabelece uma rede de comunicação e
aprendizagem multidirecional, por meio de diversos recursos de tecnologia da
informação e comunicação. E é claro que a comunicação que o tutor estabelece com os alunos, em primeiro lugar, tem o objetivo de vencer a distância física entre aqueles que se reúnem em um contexto virtual. Mas vai além disso: de fato, a mediação cumpre uma função pedagógica vital para que a educação a distância aconteça.