A andragogia, termo popularizado por Malcolm Knowles (1980), refere-se à arte e ciência de orientar adultos no processo de aprendizagem. Diferente da pedagogia, que foca no ensino infantil, a andragogia reconhece a autonomia, a experiência prévia e a motivação interna como fatores essenciais para o aprendizado adulto.
Segundo Knowles (1990), os adultos aprendem melhor quando veem relevância prática nos conteúdos e quando participam ativamente do processo educacional. Já Paulo Freire (1987) destaca a educação dialógica como essencial para o engajamento e desenvolvimento crítico dos aprendizes adultos.
No contexto profissional e acadêmico, a aplicação da andragogia contribui para a capacitação contínua, permitindo que os indivíduos adquiram novas habilidades e se adaptem às exigências do mercado de trabalho. Assim, metodologias ativas, como estudos de caso, aprendizagem baseada em problemas e dinâmicas colaborativas, são fundamentais para um ensino eficaz voltado para adultos.
Referências:
- FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
- KNOWLES, M. The Adult Learner: A Neglected Species. Houston: Gulf Publishing, 1980.