Princípios da Andragogia (Malcolm Knowles)

Princípios da Andragogia (Malcolm Knowles)

by Ricardo Furtado de Oliveira -
Number of replies: 4

A andragogia deve ser pensada a partir das especificidades do aprendizado de adultos, considerando suas experiências de vida, autonomia e motivação para aprender. Diferente da pedagogia, que foca no ensino infantil e juvenil, a andragogia enfatiza a necessidade de tornar o ensino relevante, prático e significativo para os aprendizes adultos.

Princípios da Andragogia (Malcolm Knowles)

  1. Necessidade de saber – O adulto aprende melhor quando entende a relevância do conteúdo para sua vida.
  2. Autonomia e autodireção – Adultos são independentes e aprendem melhor quando participam ativamente do processo.
  3. Experiência prévia – O conhecimento e as vivências acumuladas influenciam o aprendizado e devem ser valorizados.
  4. Prontidão para aprender – A aprendizagem acontece quando está ligada a desafios reais da vida e do trabalho.
  5. Orientação para a aplicação – Adultos preferem conteúdos aplicáveis à sua realidade, com foco na resolução de problemas.
  6. Motivação interna – O aprendizado é impulsionado mais por motivações internas (crescimento pessoal, avanço profissional) do que por recompensas externas.

Como Aplicar a Andragogia na Educação de Adultos?

  • Aprendizagem baseada em problemas e casos reais – Conectar o conteúdo à prática cotidiana.
  • Uso de metodologias ativas – Estudos de caso, simulações, debates e aprendizagem baseada em projetos.
  • Flexibilidade e personalização – Adaptar ritmos e formatos para respeitar as demandas dos alunos.
  • Ambiente colaborativo – Criar um espaço onde os alunos possam compartilhar experiências e construir conhecimento coletivamente.
  • Feedback contínuo e dialógico – Os adultos precisam perceber o progresso e receber orientações que os ajudem a avançar.

Se for aplicada no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou da formação continuada de professores, a andragogia deve considerar as dificuldades dos alunos com a escolarização prévia e o uso de tecnologias, equilibrando desafios e suporte adequado.

In reply to Ricardo Furtado de Oliveira

Re: Princípios da Andragogia (Malcolm Knowles)

by Andrezza Damasceno de Macedo -
A andragogia é a abordagem educacional voltada para a aprendizagem de adultos, diferenciando-se da pedagogia (que foca no ensino infantil e juvenil). O conceito foi desenvolvido por Malcolm Knowles, que destacou alguns princípios fundamentais para a educação de adultos:

1. Necessidade de saber
Os adultos precisam compreender por que estão aprendendo algo e como esse conhecimento será útil em suas vidas pessoais ou profissionais. Quando percebem a relevância, se tornam mais motivados.

2. Autonomia e autodireção
Os adultos são mais independentes e gostam de ter controle sobre seu processo de aprendizado. O ensino deve permitir que escolham caminhos, explorem temas de interesse e tomem decisões sobre sua própria aprendizagem.
In reply to Ricardo Furtado de Oliveira

Re: Princípios da Andragogia (Malcolm Knowles)

by Tainá Guimarães Ricardo -
Gostei muito da aula sobre andragogia e estilos de aprendizagem apresentada. Acho importante destacar da autonomia e da valorização das experiências prévias dos alunos adultos, juntamente com a ênfase na aplicação prática e na motivação para o crescimento pessoal e profissional, para um aprendizado realmente significativo, especialmente em ambientes de educação a distância.