- Investir em novas formas de abordar o conteúdo, como vídeos, músicas, filmes e discussões
Concordo e adiciono a sua lista a "prática". Praticar, experenciar a teoria estudada. Fazer um planejamento acessível e testa-lo, melhora-lo.
Olá, Maria do Socorro e Isabel.
Achei instigante esse tópico! Acredito que a própria auto percepção da necessidade de melhorarmos nossas práticas em sala de aula já vai nos dar os caminhos que cada turma precisa seguir para um ensino realmente eficaz.
Estava comentando em outro tópico que sempre peço o feedback dos alunos ao final das disciplinas sobre como se sentiram com a exposição do conteúdo, provas, metodologia etc. e outra coisa que também faço é manter esse conversa ao longo da disciplina. Logo ao apresentar o plano de ensino, já procuro ter uma conversa aberta com meus alunos para que o nosso semestre seja proveitoso para todos. Acredito que, se os alunos tiverem a percepção de qual estilo de aprendizagem faz mais sentido para cada um, poderemos ter um ensino mais significativo ainda.
Achei instigante esse tópico! Acredito que a própria auto percepção da necessidade de melhorarmos nossas práticas em sala de aula já vai nos dar os caminhos que cada turma precisa seguir para um ensino realmente eficaz.
Estava comentando em outro tópico que sempre peço o feedback dos alunos ao final das disciplinas sobre como se sentiram com a exposição do conteúdo, provas, metodologia etc. e outra coisa que também faço é manter esse conversa ao longo da disciplina. Logo ao apresentar o plano de ensino, já procuro ter uma conversa aberta com meus alunos para que o nosso semestre seja proveitoso para todos. Acredito que, se os alunos tiverem a percepção de qual estilo de aprendizagem faz mais sentido para cada um, poderemos ter um ensino mais significativo ainda.
Melhorar o ensino a partir dos pilares da andragogia necessita de associar a experiência tanto do estudante quanto do tutor. Para isso, é importante conhecer os estudantes, considerando suas individualidades, os canais de aprendizagem e o contexto de modo a tornar a aprendizagem significativa. O estudante adulto tem autonomia e prontidão para a aprendizagem e creio que a mediação online e a tutoria podem contribuir no processo de melhoria dessa aprendizagem a partir de formas distintas como estímulos visuais, verbais, concretos.
Em resposta à Sabrina Gomes dos Santos Costa Leite
Re: COMO MELHORAR O ENSINO
Olá, r Sabrina Gomes dos Santos Costa Leite.
Concordo plenamente com sua visão sobre a importância de associar a experiência do estudante e do tutor para melhorar o ensino a partir dos pilares da andragogia. Realmente, conhecer as individualidades dos alunos, seus canais de aprendizagem e seu contexto é fundamental para tornar o processo de aprendizagem mais significativo
Concordo plenamente com sua visão sobre a importância de associar a experiência do estudante e do tutor para melhorar o ensino a partir dos pilares da andragogia. Realmente, conhecer as individualidades dos alunos, seus canais de aprendizagem e seu contexto é fundamental para tornar o processo de aprendizagem mais significativo
Em resposta à Sabrina Gomes dos Santos Costa Leite
Re: COMO MELHORAR O ENSINO
Olá Sabrina, muito pertinente sua colocação, é de fundamental importância que o professor mediador a distância tenha essa disponibilidade e habilidades socioemocional para desenvolver no estudante adulto esse engajamento, seja através de uma conversa motivacional, etc, pois este estudante mesmo com a capacidade e autonomia, poderá desprender-se de interesse em continuar seus estudos, e dai a importância do professor mediador, fazer com esse aluno perceba que ele não está sozinho.
Em resposta à Ana Paula Pereira de Carvalho
Re: COMO MELHORAR O ENSINO
Concordo com vc.
Concordo.