Tipos de Aprendizagem

Tipos de Aprendizagem

por Isabel Alves Simão Simão -
Número de respostas: 4

Existem vários tipos de aprendizagem, incluindo os estilos de aprendizagem, os tipos de aprendizagem baseados nos sentidos e os tipos de aprendizagem baseados no processo de aprendizagem.

Dito isso, qual o seu TIPO, ESTILO, PROCESSO de aprendizagem? Já procurou saber mais sobre você? Já praticou um pouco de autoconhecimento? Já dirigiu sua aprendizagem?

Em resposta à Isabel Alves Simão Simão

Re: Tipos de Aprendizagem

por MAGNO ANDRÉ DA SILVA -
Meu estilo de aprendizagem combina aspectos visuais e práticos, pois aprendo melhor quando consigo visualizar informações organizadas em gráficos, esquemas ou vídeos, além de aplicar o conhecimento na prática. Já busquei entender mais sobre meu processo de aprendizado e percebo que a autonomia e o planejamento fazem muita diferença para mim. Dirigir minha própria aprendizagem tem sido um desafio, mas também uma oportunidade de crescimento, permitindo que eu adapte os métodos ao que funciona melhor para mim.
Em resposta à MAGNO ANDRÉ DA SILVA

por Danielle Santos Carvalho -

Costumo refletir bastante sobre minha forma de aprender e também sobre as estratégias de ensino que o educador precisa lançar mão para garantir a aprendizagem de seus alunos. No meu caso, creio que meu estilo de aprendizagem é multimodal, pois tenho facilidade de aprender quando utilizo estímulos visuais, auditivos e cinestésicos. Sempre busco  para complementar meus conhecimentos em determinado conteúdo, vídeo-aulas, utilizo mapas mentais, podcast, e aprendo melhor com experiências práticas.

Em resposta à Danielle Santos Carvalho

por Jéssica Patrícia Perchin Rocha Fernandes -
Concordo com a Danielle, também acredito que aprendizagem multimodal auxilia o professor a alcançar mais os alunos ao dispor de diferentes formas de aprendizagem, pois cada aluno tem sua forma de interpretar os estudos, e o professor ao utilizar mais formas de recursos possibilita que esse aluno tenham mais êxito em seu processo de ensino.
Em resposta à Isabel Alves Simão Simão

por Raquel Sena Mendes -
Oi, Isabel.

Somente no meu mestrado em Linguística Aplicada fui saber sobre o tema e logo percebi que já sabia intuitivamente o que funcionava para mim no meu processo de aprendizagem. Porém, como professora, acho importantíssimo termos esse conhecimento ao prepararmos nossas aulas para oportunizarmos o conhecimento ao máximo.

No questionário Vark, sou mais auditiva e um pouco cinestésica e visual.