Andragogia: valorizando a experiência na educação de adultos

Andragogia: valorizando a experiência na educação de adultos

por Renato Rosa -
Número de respostas: 7

A andragogia, termo cunhado por Malcolm Knowles na década de 1970, refere-se à arte ou ciência de orientar adultos a aprender. Diferentemente da pedagogia, que se concentra na educação infantil, a andragogia valoriza a experiência prévia dos adultos, utilizando-a como base para novas aprendizagens.

Para que a educação de adultos seja eficaz, é fundamental que os aprendizes compreendam a relevância do conteúdo em suas vidas e estejam motivados por necessidades reais. Além disso, o processo de aprendizagem deve ser orientado para a resolução de problemas práticos, facilitando a aplicação imediata do conhecimento adquirido.

A experiência acumulada pelos adultos não apenas enriquece o processo educativo, mas também serve como recurso valioso para a construção de novos saberes. Portanto, estratégias educacionais que reconhecem e incorporam essas vivências tendem a ser mais bem-sucedidas na promoção de uma aprendizagem significativa.

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Re: Andragogia: valorizando a experiência na educação de adultos

por Derick Heliston -
Olá, Renato!

A andragogia de fato reconhece a importância da experiência prévia dos adultos como um elemento central no processo de aprendizagem, e uma das formas mais eficazes de valorizar esse conhecimento é promover espaços de troca entre os educandos.

Abertura de rodas de conversa e fóruns interativos dentro do ambiente de Educação a Distância (EAD) é uma estratégia para incentivar a participação ativa dos alunos. Esses espaços permitem que os estudantes compartilhem vivências, discutam desafios comuns e relacionem o conteúdo estudado com suas experiências práticas. Segundo Knowles (1980), a aprendizagem de adultos se torna mais significativa quando eles percebem sua aplicação direta na vida profissional e pessoal.

Além disso, os fóruns favorecem o aprendizado colaborativo, no qual diferentes perspectivas se complementam, enriquecendo a compreensão dos temas abordados. Esse formato também reforça o senso de comunidade no EAD, reduzindo a sensação de isolamento que muitos estudantes podem sentir na modalidade a distância.

Dessa forma, ao promover momentos de diálogo e interação, os educadores não apenas incentivam a troca de experiências, mas também estimulam o pensamento crítico e a construção coletiva do conhecimento. Como você enxerga o impacto desses espaços de discussão na sua trajetória de aprendizagem?
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Re: Andragogia: valorizando a experiência na educação de adultos

por Adriane Silva de Abreu Oliveira -

Fortalecem a autonomia e a autoconfiança – Participar de discussões dá voz ao estudante, permitindo que ele perceba o valor de suas opiniões e compreenda melhor seu processo de aprendizagem.

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Re: Andragogia: valorizando a experiência na educação de adultos

por Adriane Silva de Abreu Oliveira -

Desenvolvimento da Autoconfiança: Expressar opiniões em público e ver que elas são levadas a sério contribui para aumentar a autoestima e a segurança ao se posicionar em diferentes contextos.

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Re: Andragogia: valorizando a experiência na educação de adultos

por Jessica Rabelo Nascimento -
A andragogia, proposta por Malcolm Knowles, realmente oferece um enfoque diferente da pedagogia, especialmente no que se refere à valorização da experiência prévia do adulto. A aplicação prática do conhecimento é um dos aspectos centrais dessa abordagem, pois ela parte do princípio de que os adultos estão mais motivados quando veem a relevância direta do que estão aprendendo em suas vidas e contextos profissionais.

Outro ponto crucial é a aprendizagem baseada em problemas reais, algo que é essencial para o sucesso da educação de adultos. Ao enfrentar desafios concretos, os aprendizes se engajam de forma mais significativa, podendo aplicar o que aprendem imediatamente. Além disso, a experiência acumulada ao longo da vida dos adultos não deve ser vista apenas como um pré-requisito, mas como um recurso valioso que contribui para o enriquecimento da aprendizagem, tornando-a mais relevante e eficaz.

Nesse contexto, é importante que os educadores reconheçam e integrem essas experiências na construção do conhecimento, criando ambientes que incentivem a troca de saberes e a colaboração entre os participantes. Dessa forma, a aprendizagem se torna um processo contínuo e mais conectada à realidade de cada adulto.
Em resposta à Jessica Rabelo Nascimento

Re: Andragogia: valorizando a experiência na educação de adultos

por Eduardo da Silva Ferreira -
Também faz-se necessário adaptar a forma de ensino de modo a englobar os aspectos da realidade onde o discente (nesse caso adulto) reside, facilitando a absorção do conteúdo e demonstrando a aplicação real do saber que ele está adquirindo; Se torna muito mais fácil entender o conteúdo quando se tem exemplos práticos alinhados ao seu dia-a-dia.
Em resposta à Renato Rosa

Re: Andragogia: valorizando a experiência na educação de adultos

por Deusmar Oliveira de Borba -
Interessante, pois a ênfase na relevância prática do conteúdo e na motivação Intrínseca dos aprendizes adultos, aspectos centrais na teoria de Malcolm Knowles. Pois quando sugere que a aprendizagem deve estar voltada para a resolução de problemas reais, destaca uma abordagem ativa e significativa, alinhada com as necessidades do público adulto.