EAD E A SUPERAÇÃO DE ESTIGMAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA

EAD E A SUPERAÇÃO DE ESTIGMAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA

por MAGNO ANDRÉ DA SILVA -
Número de respostas: 3

Apesar do crescimento do EAD, persiste a percepção equivocada de que essa modalidade é menos rigorosa que o ensino presencial. Contudo, estudos como os de Belloni (2015) reforçam que o EAD demanda competências específicas, como disciplina autônoma e domínio de tecnologias digitais, habilidades alinhadas às demandas do século XXI.  

Questiono:  
- Como desconstruir a ideia de que a flexibilidade do EAD implica menor qualidade educacional?  
- Quais indicadores (ex.: taxas de conclusão, empregabilidade) poderiam ser utilizados para validar a eficácia dessa modalidade?  
- É possível integrar metodologias ativas (ex.: projetos colaborativos virtuais) para enriquecer a experiência discente?  

Em resposta à MAGNO ANDRÉ DA SILVA

Re: EAD E A SUPERAÇÃO DE ESTIGMAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA

por Jéssica Patrícia Perchin Rocha Fernandes -
Acredito que os cursos em EAD vieram para tornar o ensino mais dinâmico, pois vivemos uma era de experiências com resultados mais rápidos, seja pelo fato de otimizar o tempo ou/e por ser necessidade profissional, mas nada impede que as faculdades desenvolvam seus cursos de forma que o EAD seja um ensino qualificado e significativo para seus alunos, onde eles consigam desenvolver-se suas habilidades e com isso os mesmos tem mais chances no mercado de trabalho, pois tiveram uma boa estrutura dentro de seus cursos.
Em resposta à Jéssica Patrícia Perchin Rocha Fernandes

Re: EAD E A SUPERAÇÃO DE ESTIGMAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA

por Fernanda Alves de Souza -
Concordo. Acredito que o aprendizado depende muito da disciplina e vontade do aluno. Muitas pessoas estão interessadas em aprender, mas poucas têm tempo suficiente para poder cursar presencial. Também podemos apontar para a democratização do acesso ao aprendizado nos cursos EAD, pois uma parte da população não tem oportunidade de estar em grande centros urbanos.
Com a pandemia, percebi um aumento da valorização do ensino EAD. Acredito ser necessário, cada vez mais, avanços nesses modos de curso para não precarizarmos o ensino. A troca de experiências, o debate e a participação ativa do aluno é fundamental para esse desenvolvimento.
Em resposta à MAGNO ANDRÉ DA SILVA

Re: EAD E A SUPERAÇÃO DE ESTIGMAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA

por Luis Lourenço de Oliveira Filho -
O conteudo e conhecimento continua o mesmo. A forma de transmissão também não muda muito. O maior desafio acaba acontecendo da propria disciplina dos estudantes que culturamente tem o habito de estudar apenas quando cobrado e "forçado"