desafios e oportunidades da mediação pedagógica no ambiente on-line

desafios e oportunidades da mediação pedagógica no ambiente on-line

por Monique Terezinha Cezário Eleutério -
Número de respostas: 1

Gostaria de abrir uma discussão sobre os desafios e oportunidades da mediação pedagógica no ambiente on-line. Com a crescente adoção de ferramentas digitais na educação, acredito que a mediação do professor/tutor se tornou ainda mais crucial para garantir a aprendizagem significativa dos alunos.

No meu caso, tenho utilizado plataformas como o Google Classroom para organizar atividades e o Zoom para aulas síncronas, mas ainda busco formas de tornar as interações mais dinâmicas e participativas. E vocês, como têm lidado com esses desafios?

Em resposta à Monique Terezinha Cezário Eleutério

Re: desafios e oportunidades da mediação pedagógica no ambiente on-line

por Carla de Aguiar Soares -
Excelente reflexão, Monique! Concordo plenamente que a mediação pedagógica tem se tornado ainda mais fundamental no ambiente on-line, pois, apesar das ferramentas digitais facilitarem o acesso ao conteúdo, elas não substituem o papel do professor/tutor como facilitador do aprendizado. Em minha experiência, busquei incorporar recursos como fóruns de discussão e atividades colaborativas para incentivar a participação ativa dos alunos. Além disso, promover feedbacks constantes e personalizados tem sido uma estratégia importante para manter o engajamento. Acredito também que, ao explorar as diferentes ferramentas digitais, podemos criar experiências de aprendizagem mais interativas e centradas no aluno. Quais estratégias vocês têm adotado para promover uma maior interação e engajamento durante as aulas síncronas?