Quando nos referimos à educação, vemos que, de modo geral, independente do nível de ensino, tudo é considerado como "Pedagogia". Isso fica evidente que, mesmo para o ensino médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior, usamos termos como "estratégias pedagógicas", "apoio pedagógico". Porém, é interessante que haja uma área de estudos chamada "Andragogia" para incentivar as pesquisas e reflexões para as peculiaridades desta linha.
As estratégias de ensino para uma criança são diferentes para o ensino do adulto, visto que este já tem uma bagagem de vida e maior consciência dos objetivos que têm com aquela aprendizagem. A necessidade de investimentos nessa linha de estudo fica ainda mais evidente quando falamos de dificuldades de aprendizagem no adulto. Em um curso de Psicopedagogia, por exemplo, a matriz curricular é, em sua maioria, voltada para a educação de crianças. Porém, é uma realidade que os alunos de ensino superior apresentam diversas necessidades educacionais específicas e transtornos de aprendizagem desafiantes e que não são solucionadas com as mesmas estratégias do público de ensino fundamental.