Andragogia e Pedagogia

Andragogia e Pedagogia

por Tatiana Costa -
Número de respostas: 2

Andragogia e Pedagogia parecem opostos ou áreas diferentes, mas acredito que se complementam. 

Como exposto nos materiais de estudo, na pedagogia a decisão sobre o conteúdo, metodologia, estratégia e avaliação são escolhas e planejamentos que compete ao docente. A andragogia se diferencia pois existe uma relevância na compreensão da forma como os adultos aprendem considerando que já são autônomos e fazem escolhas a partir das experiencias vivida e suas necessidades de formação, se pressupõem que este adulto exposto ao estilo de aprendizagem adequado tem m melhor aproveitamento e rendimento.

No entanto, temos tido mudanças na educação de crianças e adolescentes, dependendo do contexto social que eles estão e devido aos avanços tecnológicos na pedagogia temos sentido a necessidade de conhecer diferentes estilos de aprendizagem e inteligências porque as crianças e adolescentes tem demonstrado melhores respostas de aprendizagem se valorizamos a autonomia e os conhecimentos prévios.

Para mim foi muito interessante conhecer as teorias de estilos de aprendizagem, porque mesmo com crianças cada ser é unico e tem formas diferentes de compreender o mundo.

Em resposta à Tatiana Costa

Re: Andragogia e Pedagogia

por JOSE CARLOS WINKLER -
Seu texto traz uma reflexão muito pertinente sobre a relação entre andragogia e pedagogia, destacando como essas duas abordagens podem se complementar na prática educacional.
Você destacou a importância da autonomia no aprendizado dos adultos, o que é fundamental na andragogia. Essa ideia pode ser estendida para a educação infantil e juvenil, onde a promoção da autonomia e da participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem pode levar a resultados mais significativos.
Em resposta à Tatiana Costa

Re: Andragogia e Pedagogia

por Mayara Barros de Souza Figueiredo -
Muito interessante sua contrubuição, Tati!

Algo que me chama atenção quanto penso em andragogia e pedagogia é como em muitos momento da graduação, mesmo nós enquanto adultos estudando, nos esquecemos completamente do aprender adulto e focamos no estudo de metodologias para o aprender da criança e adolescente. Esta é uma dor de muitos alunos de graduação, onde existem professores que são excelentes profissionais, mas muitas vezes tem dificuldade em ligar-se a realidade daquele aluno adulto que trabalha e estuda. Me trouxe muitas reflexões!