andragogia

andragogia

por KELEN CRISTINA MEDEIROS BALBINO -
Número de respostas: 2

Olá pessoal

Aprender algo novo fica mais fácil quando conseguimos conectar esse conhecimento com algo que já sabemos. Isso é o que a andragogia e a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel mostram. No ensino de idosos, o maior desafio nem sempre é a tecnologia, mas sim criar uma boa conexão entre professor e aluno. Quando trabalhamos o letramento digital, é essencial que os idosos se sintam acolhidos e parte do processo, pois isso fortalece o aprendizado e dá mais segurança para explorar novas informações.

Em resposta à KELEN CRISTINA MEDEIROS BALBINO

Re: andragogia

por Regina de Fátima Marcos da Silva -

De fato foi muito importante estudar a diferença de pedagogia e andragogia. Minha formação é psicologia e hoje sou educadora. Então preciso sempre me informar dessa área. E aprendo muito!

Em resposta à Regina de Fátima Marcos da Silva

Re: andragogia

por Andre Luiz Rodrigues Menezes -
A andragogia, que é a forma de ensinar voltada para adultos, fez muito sentido para mim durante o curso, pois percebi como é importante que os conteúdos estejam ligados à nossa realidade e às nossas experiências de vida. Diferente de quando somos crianças, agora buscamos aprender algo que realmente nos ajude no dia a dia, no trabalho ou na comunidade. Por exemplo, quando aprendemos a usar a internet para acessar serviços públicos ou participar de reuniões online, isso tem um valor direto e prático. Como estudante adulto, sinto que aprendo melhor quando posso relacionar o que vejo no curso com as minhas vivências, e isso torna o aprendizado mais útil e significativo.