Paulo Freire e a Andragogia

Paulo Freire e a Andragogia

by ROSE MARY ALVES COSTA -
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A relação entre andragogia e o pensamento de Paulo Freire é profunda e inspiradora. Embora Paulo Freire não usasse diretamente o termo “andragogia”, sua prática e filosofia educacional dialogam diretamente com os princípios do ensino para adultos, tornando-o um dos maiores nomes da educação libertadora e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Andragogia e Paulo Freire compartilham o mesmo espírito: o respeito ao ser humano em sua totalidade. Ambos valorizam o adulto como sujeito de direitos, capaz de refletir, aprender e transformar o mundo.

Paulo Freire é andragógico em essência, mesmo sem usar o termo. Ele nos ensina que educar adultos é muito mais que transmitir conteúdos — é reconhecer a dignidade de cada história, promover a escuta e construir o saber coletivamente.

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Re: Paulo Freire e a Andragogia

by Ana Carolina da Silva Caretti -
Ótima conexão, Rose Mary! Acredito que todo brasileiro conectado com a educação pensa em Paulo Freire ao estudar sobre o conceito de andragogia e suas aplicações práticas. Certamente é a referência mais genuína e ocular do saber e do fazer em educação, norteando o universo pedagógico e agora, mais do que nunca, também o andragógico.
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Re: Paulo Freire e a Andragogia

by Stela Cristina de Oliveira Campos -
Como você mencionou, essa abordagem favorece uma educação mais inclusiva e libertadora, onde o educando não é visto como passivo, mas como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Realmente, Paulo Freire contribui de maneira fundamental para o entendimento e a prática do ensino voltado aos adultos, e sua filosofia continua sendo uma grande inspiração nesse campo.
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Re: Paulo Freire e a Andragogia

by Guacyara Barbosa Gorayeb -
Apesar de Freire não utilizar o termo “andragogia”, seu compromisso com uma educação dialógica, crítica e libertadora se alinha profundamente aos princípios que norteiam o ensino voltado para adultos. A valorização da experiência prévia, o respeito à autonomia do sujeito e a construção coletiva do conhecimento são elementos centrais tanto na proposta andragógica quanto na pedagogia freireana.