Educação científica e cidadania

Educação científica e cidadania

by Débora Regina da Silva -
Number of replies: 0

Durante minhas leituras e explorações nos links sugeridos — especialmente na SciELO, no Google Acadêmico e na Minha Biblioteca (via SUAP) — pude refletir sobre a importância de tornar o conhecimento acessível e confiável no cotidiano da formação de professores.

Um dos textos que mais me impactou foi o artigo “Educação científica e cidadania: desafios contemporâneos para o ensino de Ciências” disponível na SciELO. Ele aborda como o ensino precisa ultrapassar a simples memorização de conteúdos e favorecer o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes. Essa leitura dialoga muito com as experiências práticas que vivenciei durante o curso, especialmente nas atividades de extensão e reflexão crítica.

Também encontrei no Google Acadêmico um artigo recente sobre educação antirracista, que reforça a urgência de práticas pedagógicas inclusivas e contextualizadas. Essa temática, aliás, já foi objeto de cursos anteriores que realizei, como “Estratégias para uma Educação Antirracista” da Nova Escola.

💡 Sugestão de leitura:

• 📄 “Educação para a diversidade: a escola como espaço de inclusão” – artigo disponível na SciELO
    🔗 Link: https://www.scielo.br/ (basta procurar pelo título)

📺 Sugestão de vídeo no YouTube: