Andragogia e seus desafios

Andragogia e seus desafios

por Fernando Eustáquio de Matos Junior -
Número de respostas: 3

Ensinar para adultos é um grande desafio. No contexto da EAD, esse desafio torna-se ainda mais relevante. 

Muitos adultos que buscam a EAD não têm as habilidades necessárias para um bom desempenho messa modalidade de ensino. Autonomia, organização e proatividade são habilidades que podem determinar o desempenho de um estudante na EAD. Ter uma postura ativa frente ao processo de aprendizagem pode ser difícil, pois muitos vivenciaram toda a educação básica em um modelo de ensino, onde o professor simplesmente transmite conhecimentos para estudantes que assumem uma postura passiva. Como na EAD o aluno terá que construir o conhecimento, deverá ter papel ativo. 

Para ensinar a adultos pela EAD é necessário se preocupar com a adequação da plataforma utilizada como AVA, material didático, metodologias de ensino adotadas e acompanhamento por docentes e tutores. As estratégias de engajamento são importantes, tal como explorar metodologias que valorizem as vivências, experiências e conhecimentos, a fim de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais efetivo e significativo.

Em resposta à Fernando Eustáquio de Matos Junior

Re: Andragogia e seus desafios

por Cintia Ribeiro da Silva -
Concordo plenamente, Fernando e acrescento que tanto no ensino presencial ou à distancia o adulto precisa ser proativo na sua maneira de aprender, a partir do seu autoconhecimento acrescida das estratégias variadas aplicadas pelo professor para atingir uma turma adulta heterogênea.
Em resposta à Cintia Ribeiro da Silva

Re: Andragogia e seus desafios

por ROSILDA DA ROCHA VELOSO -
Concordo com vocês, percebe-se que manter a motivação dos aprendizes adultos ao longo do tempo, considerando seus objetivos e necessidades em constante mudança, é um desafio contínua.