Ensinar para adultos é um grande desafio. No contexto da EAD, esse desafio torna-se ainda mais relevante.
Muitos adultos que buscam a EAD não têm as habilidades necessárias para um bom desempenho messa modalidade de ensino. Autonomia, organização e proatividade são habilidades que podem determinar o desempenho de um estudante na EAD. Ter uma postura ativa frente ao processo de aprendizagem pode ser difícil, pois muitos vivenciaram toda a educação básica em um modelo de ensino, onde o professor simplesmente transmite conhecimentos para estudantes que assumem uma postura passiva. Como na EAD o aluno terá que construir o conhecimento, deverá ter papel ativo.
Para ensinar a adultos pela EAD é necessário se preocupar com a adequação da plataforma utilizada como AVA, material didático, metodologias de ensino adotadas e acompanhamento por docentes e tutores. As estratégias de engajamento são importantes, tal como explorar metodologias que valorizem as vivências, experiências e conhecimentos, a fim de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais efetivo e significativo.