Os estudantes que optam pela educação à distância têm autonomia, é necessário que o discente seja ativo, esforçado, dedicado e tenha grande capacidade de compreensão, podendo contar com seus próprios recursos para a aprendizagem.
Em resposta à Christiane Hélida Silva Bezerra
Re: Aluno protagonista no ensino EaD
A modalidade EAD já é uma realidade. Sabemos que no contexto atual, o discente é o principal personagem, e este de fato vive e convive com a tecnologia. Seja celular, ou qualquer outro meio de comunicação.
Em resposta à Christiane Hélida Silva Bezerra
Re: Aluno protagonista no ensino EaD
Concordo plenamente com sua colocação! A autonomia é realmente uma das marcas da educação a distância, e exige do estudante um papel mais ativo e protagonista em sua trajetória de aprendizagem. No entanto, é importante lembrar que esse processo também deve ser mediado por estratégias pedagógicas que respeitem os diferentes estilos de aprendizagem — como vimos nas teorias de Kolb, Gregorc e até mesmo na proposta de Dunn e Dunn. Nem todos aprendem da mesma forma, e reconhecer essas diferenças pode tornar o ensino mais acessível e eficaz, mesmo no ambiente virtual.
Além disso, a andragogia nos lembra que, especialmente no caso de adultos, a experiência prévia e a motivação interna são fatores-chave. Portanto, oferecer materiais que dialoguem com a realidade do estudante e proporcionar oportunidades de construção de sentido são ações fundamentais para promover uma aprendizagem significativa na EAD.
Além disso, a andragogia nos lembra que, especialmente no caso de adultos, a experiência prévia e a motivação interna são fatores-chave. Portanto, oferecer materiais que dialoguem com a realidade do estudante e proporcionar oportunidades de construção de sentido são ações fundamentais para promover uma aprendizagem significativa na EAD.