Estou gostando bastante do curso e acredito que ele é uma grande oportunidade de ampliar nossos conhecimentos na área de TI. Mais do que aprender ferramentas e conceitos, esse tipo de curso também nos prepara para o mercado e para os desafios reais da área.
Gostaria de saber o que vocês estão achando do conteúdo até aqui. Algo chamou mais atenção? Vamos trocar ideias!
A importância de cursos como este para nossa formação
Número de respostas: 8
Em resposta à Eduarda Oliveira de Holanda
Re: A importância de cursos como este para nossa formação
por Jainy Teixeira -
Concordo
por MILENE SOUZA -
Que bom saber que você está gostando do curso e enxergando seu potencial não só para o aprendizado técnico, mas também para a preparação profissional! Iniciei hoje e estou gostando bastante!
É perceptível que esse curso auxilia a dominar ferramentas e conceitos, essa formação irá nos ajudar a desenvolver um olhar crítico e adaptável para os desafios do mercado. Sobre o conteúdo, estou achando muito bem estruturado!
É perceptível que esse curso auxilia a dominar ferramentas e conceitos, essa formação irá nos ajudar a desenvolver um olhar crítico e adaptável para os desafios do mercado. Sobre o conteúdo, estou achando muito bem estruturado!
por Paloma Maria de Jesus -
O que mais me chamou a atenção até agora foram os fundamentos da andragogia e a aplicação do questionário VARK. Foi muito interessante descobrir meu estilo de aprendizagem e entender como isso influencia na forma como absorvo e aplico o conhecimento. Ter essa consciência tem me ajudado bastante a aproveitar melhor os conteúdos do curso.
E vocês?
Já fizeram o questionário VARK? Conseguiram se identificar com o resultado?
E vocês?
Já fizeram o questionário VARK? Conseguiram se identificar com o resultado?
Em resposta à Paloma Maria de Jesus
por Elione Soares de Macêdo -
Iniciei o curso a pouco tempo e já me surpreendi positivamente. Não conhecia o termo "Andragogia" e aprender sobre o tema foi uma experiência muito interessante. Compreender melhor as características do aprendizado adulto me trouxe novas ideias sobre como tornar o processo de ensino mais eficiente e relevante. Percebo agora a importância de considerar a experiência prévia dos alunos e de promover uma aprendizagem mais prática e participativa.
Bons estudos a todos!
Bons estudos a todos!
Em resposta à Paloma Maria de Jesus
Encontrei esse questionário do VARK na internet https://vark-learn.com/the-vark-questionnaire/. Quando o respondi ele mostrou uma tabela pontuando as diferentes estratégias de aprendizado do meu perfil. Acredito que pode ser bastante útil para otimizar o seu aprendizado.
Bom dia!
Gostei bastante da exploração do termo andragogia. Atuo com jovens aprendizes e é importante desenvolver técnicas atualizadas para mantê-los envolvidos nas atividades diárias.
Gostei bastante da exploração do termo andragogia. Atuo com jovens aprendizes e é importante desenvolver técnicas atualizadas para mantê-los envolvidos nas atividades diárias.
Mediação Pedagógica On-line e Sistemas de Tutoria são temas bem atuais e essenciais para o sucesso da Educação a Distância (EaD). Acho que esses conceitos são super relevantes porque, com a digitalização do ensino, a mediação se torna a chave para garantir que o aluno se mantenha engajado, motivado e tenha um aprendizado significativo, mesmo à distância.
O que mais me chama atenção nesses tópicos é como os tutores e mediadores têm a responsabilidade de criar um ambiente de interação constante, e não apenas atuar como facilitadores de conteúdo. Eles precisam ser proativos, acompanhando o progresso dos alunos, identificando dificuldades, e, claro, usando as tecnologias a seu favor para tornar a experiência de aprendizagem mais rica e colaborativa.
Além disso, o sistema de tutoria desempenha um papel importante em personalizar o aprendizado, oferecendo suporte e orientação, ajustando o ritmo e as estratégias de ensino conforme as necessidades dos estudantes. Isso ajuda a criar uma rede de apoio virtual que pode fazer toda a diferença na motivação e no sucesso acadêmico do aluno.
Como você está vendo esse papel da mediação e tutoria no ambiente online? Já teve alguma experiência positiva ou desafio nesse sentido? Acho que a dinâmica é bem diferente do ensino tradicional e envolve muitos fatores que não são tão evidentes, mas essenciais para o aprendizado.
O que mais me chama atenção nesses tópicos é como os tutores e mediadores têm a responsabilidade de criar um ambiente de interação constante, e não apenas atuar como facilitadores de conteúdo. Eles precisam ser proativos, acompanhando o progresso dos alunos, identificando dificuldades, e, claro, usando as tecnologias a seu favor para tornar a experiência de aprendizagem mais rica e colaborativa.
Além disso, o sistema de tutoria desempenha um papel importante em personalizar o aprendizado, oferecendo suporte e orientação, ajustando o ritmo e as estratégias de ensino conforme as necessidades dos estudantes. Isso ajuda a criar uma rede de apoio virtual que pode fazer toda a diferença na motivação e no sucesso acadêmico do aluno.
Como você está vendo esse papel da mediação e tutoria no ambiente online? Já teve alguma experiência positiva ou desafio nesse sentido? Acho que a dinâmica é bem diferente do ensino tradicional e envolve muitos fatores que não são tão evidentes, mas essenciais para o aprendizado.
Cursos como este são essenciais para nossa formação, pois ampliam nossos conhecimentos, desenvolvem habilidades práticas e nos preparam melhor para os desafios acadêmicos e profissionais, fortalecendo nosso papel como agentes ativos no processo de aprendizagem.