Este inicio me fez pensar como nossa prática pode atingir nossos alunos de forma significativa. Cada dia percebo que são muitas particularidades e o tempo do planejamento e da prática, a meu ver, são limitadores, mesmo diante de tantas possibilidades metodológícas. Acredito que o trabalho colaborativo seja um dos caminhos para potencializar as aprendizagens. O que acham?
Construindo e ressignificando o sentido do aprender. Como ser potencializador da aprendizagem?
por Gillys Vieira da Silva -
Número de respostas: 5
Em resposta à Gillys Vieira da Silva
Re: Construindo e ressignificando o sentido do aprender. Como ser potencializador da aprendizagem?
Penso que a utilização das novas tecnologias de forma acessível pode ser uma possibilidade. Além disso, desenvolver o sentimento de pertencimento do acadêmico a Universidade pode colaborar positivamento no seu processo de aprendizagem.
Em resposta à Keila Mariana Soares Barbiero
Re: Construindo e ressignificando o sentido do aprender. Como ser potencializador da aprendizagem?
por MILENE SOUZA -
**Resposta:**
Concordo plenamente! As tecnologias, quando bem usadas, são excelentes para o desenvolvimento. Muitos adultos utilizam a educação EAD justamente para conciliar estudos com suas rotinas, ampliando seus conhecimentos de forma flexível e acessível.
Além disso, o sentimento de pertencimento à universidade é fundamental. Quando o aluno se identifica com a instituição e se sente acolhido, sua motivação e engajamento aumentam, potencializando o aprendizado. A combinação de tecnologia acessível e vínculo institucional pode, de fato, transformar a experiência educacional, especialmente na modalidade EAD.
Ótima reflexão!
Concordo plenamente! As tecnologias, quando bem usadas, são excelentes para o desenvolvimento. Muitos adultos utilizam a educação EAD justamente para conciliar estudos com suas rotinas, ampliando seus conhecimentos de forma flexível e acessível.
Além disso, o sentimento de pertencimento à universidade é fundamental. Quando o aluno se identifica com a instituição e se sente acolhido, sua motivação e engajamento aumentam, potencializando o aprendizado. A combinação de tecnologia acessível e vínculo institucional pode, de fato, transformar a experiência educacional, especialmente na modalidade EAD.
Ótima reflexão!
Em resposta à Gillys Vieira da Silva
Re: Construindo e ressignificando o sentido do aprender. Como ser potencializador da aprendizagem?
por KATARINA MENDES -
Seu comentário é muito relevante e reflete um dilema comum na prática docente: o desejo de oferecer experiências significativas aos alunos frente às limitações de tempo e recursos. De fato, cada estudante traz consigo um universo de particularidades, e isso exige sensibilidade e flexibilidade por parte do educador. Nesse contexto, o trabalho colaborativo se destaca como uma estratégia potente, não apenas para compartilhar saberes e dividir responsabilidades, mas também para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem com diferentes olhares e práticas. A troca entre colegas pode abrir caminhos mais criativos e eficientes, tornando o ensino mais humano e adaptado às reais necessidades dos alunos.
Em resposta à Gillys Vieira da Silva
Re: Construindo e ressignificando o sentido do aprender. Como ser potencializador da aprendizagem?
Você trouxe uma reflexão muito pertinente e realista. De fato, a diversidade de particularidades dos alunos exige uma atenção cada vez mais individualizada, e isso entra em choque com o tempo curto e as demandas extensas do dia a dia escolar. Ainda assim, reconhecer esses limites já é um passo importante para pensar em estratégias mais efetivas. O trabalho colaborativo, como você mencionou, é mesmo uma das chaves. Quando professores compartilham experiências, materiais, ideias e até mesmo desafios, o peso da prática docente pode ser melhor distribuído, além de enriquecer as abordagens pedagógicas. Aprender com o outro e planejar em conjunto pode resultar em propostas mais significativas, inclusive para atender diferentes ritmos e estilos de aprendizagem.
Você já vivenciou alguma experiência de planejamento ou prática colaborativa que tenha feito diferença?
Você já vivenciou alguma experiência de planejamento ou prática colaborativa que tenha feito diferença?
Em resposta à Maria Vitória Mendes Lourenço Reis
Re: Construindo e ressignificando o sentido do aprender. Como ser potencializador da aprendizagem?
por Viviane Vieira Martins -
Sua reflexão sobre a tensão entre a individualização do ensino e as limitações de tempo e demandas é muito pertinente. Reconhecer essa barreira é o primeiro passo crucial para buscarmos alternativas eficazes. Concordo totalmente que o trabalho colaborativo entre professores se apresenta como uma via promissora. A troca de experiências, materiais e ideias não só alivia a carga individual, mas também nutre a criatividade e a inovação pedagógica. Planejar e aprender juntos possibilita a criação de propostas mais ricas e adaptadas às diversas necessidades dos alunos.
Compartilho da sua visão sobre o potencial do trabalho colaborativo. Em minha experiência, projetos em que professores de diferentes disciplinas uniram seus conhecimentos para abordar um tema geraram um engajamento notável nos alunos. A interdisciplinaridade permitiu que os estudantes vissem as conexões entre os conteúdos e aplicassem o aprendizado de maneiras mais significativas. Além disso, a troca de diferentes perspectivas pedagógicas entre os professores enriqueceu as estratégias de ensino e avaliação, beneficiando a todos os envolvidos no processo educativo.
Compartilho da sua visão sobre o potencial do trabalho colaborativo. Em minha experiência, projetos em que professores de diferentes disciplinas uniram seus conhecimentos para abordar um tema geraram um engajamento notável nos alunos. A interdisciplinaridade permitiu que os estudantes vissem as conexões entre os conteúdos e aplicassem o aprendizado de maneiras mais significativas. Além disso, a troca de diferentes perspectivas pedagógicas entre os professores enriqueceu as estratégias de ensino e avaliação, beneficiando a todos os envolvidos no processo educativo.